sexta-feira, novembro 13, 2015

EUA negam proibição de venda de dólares a Angola

Segundo comunicado da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, "não existe nenhuma regulamentação" por parte do governo americano "que proíba a venda de dólares a Angola".
"O acesso de Angola a dólares", explica o comunicado, "depende de decisões económicas tomadas por bancos privados a nível mundial. As trocas comerciais legítimas entre os nossos países são importantes e estas dependem do acesso lícito à moeda. Os nossos dois governos têm estado a trabalhar juntos para aumentar a capacidade, a nível local e internacional, de combate a branqueamento de capital e financiamento ao terrorismo ao mesmo tempo que procuramos estabelecer laços comerciais ainda mais forte entre ambos países."
Este esclarecimento acontece na sequência de notícias alertando para uma decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos, negada pelo comunicado acima, de que a Reserva teria suspendido a venda de dólares a bancos sediados em Angola por sistemática violação das regras de regulação do sector e suspeita de que o país possa estar a financiar redes de terrorismo.

Sem comentários: