segunda-feira, novembro 09, 2015

Carta Aberta ao Chefe de Estado!

Por Manuel de Araújo

Sua Excia Filipe Jacinto Nyussi,
Presidente da Republica de Mocambique,

Excia,

Esta e a primeira carta que me digno a escrever-lhe na minha civica qualidade de cidadao comum, residente no Municipio de Quelimane, que em virtude da proclamacao dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional, tenho em si, o Presidente da jovem nacao!

Escrevo-lhe, para partilhar com V.Excia o que me vai na alma, e suponho, o que vai na alma de alguns, mesmo que poucos mocambicanos!

Excia, perdoe-me se o ofender, mas essa nao e minha intencao, pelo contrario!

Dizia eu, Excia que apesar da forma como decorreram as eleicoes de 2014, sou daqueles que aceitaram a 'verdade' legal e material emanada pelo Conselho Constitucional! Assim sendo, considero-o como o mais Alto Magistrado da Nacao, pai de todos os mocambicanos e aquele que deveria ter de facto e de juri 'um coracao onde caberiam todos os mocambicanos'!


Infelizmente Excia, depois de ter proferido aquele que considero ter sido o melhor discurso alguma vez feito por um Chefe de Estado Mocambicano desde 1975 (sou leitor e coleccionador de discursos de Chefes de Estado), tenho notado que, salvo raras vezes, o Chefe de Estado tem-se distanciado cada vez mais desse discurso ou como os Bispos Catolicos souberam colocar, notam-se 'incoerrencias entre o discurso e a praxis'!

Excia, no seu discurso de tomada de posse (que recomendo que o releia e convoque uma sessao de estudo do Conselho de Ministros extensivo aos Governadores Provinciais e Embaixadores de Mocambique no exterior), soube ser o pai de todos os mocambicanos, do Rovuma ao Maputo e do ao Indico!

Nesse historico discurso (so para lhe reavivar a memoria, pois sei que a Sua Agenda nao Lhe tem dado muito tempo para rele-lo), Excia disse inter alia, o seguinte (em 10 pontos):
1-'Que naquele dia, iniciavamos uma importante etapa do nosso percurso historico como Povo e como Nacao" que levaria "Mocambique a um novo patamar de Harmonia e Desenvolvimento (e colocou as palavras harmonia e desenvolvimento em letras maiusculas).
2-Que era com elevada honra e a maior humildade que 'assumia a Alta Magistratura do Estado e da Nacao'...
3-Que saudava a todos os mocambicanos pela sua participacao no sucesso da democracia e que naquele momento, pouco importava a 'opcao politica, ideologica ou religiosa de cada um'. Reafirmou que assumia as funcoes como 'Presidente de todos os mocambicanos, disposto e disponivel a escutar todos os sectores da opiniao publica'. Sublinhou que 'O povo' (em minusculas) era o seu 'patrao' (tambem em minusculas) e que o seu compromisso era de servir o povo mocambicano como seu 'unico e exclusivo patrao'. Disse que o seu 'compromisso e de respeitar e fazer respeitar a Constituicao e as Leis de Mocambique e que estava pronto e confiante que, 'juntos, iriamos construir o bem-estar do nosso povo e um futuro risonho para as nossas criancas.
5-Afirmou Excia que representava 'uma nova geracao, uma geracao que recebe um legado repleto de enormes sucessos e de exaltantes desafios. recordou-nos que repousava 'sobre todos nos, de todas as geracoes a responsabilidade de preservar as conquistas alcancadas pelo nosso povo..'.
6-Sublinhou que 'a riqueza desse legado historico' fundamentava-se em tres conquistas principais:
-A Independencia Nacional (...)
-A Unidade Nacional (...)
-A Paz, condicao primaria para a estabilidade politica, desenvolvimento economico, harmonia e equidade social.
7-Afirmou que era (...) preciso consolidar a Paz como um valor presente na vida de cada cidadao, cada familia e em todos os cantos do territorio nacional. QUe deveria ser 'inabalavel a certeza de que nunca mais os mocambicanos viverao sob a ameaca do medo e o espectro das armas' e convidou a 'todos actores sociais, desde a familia, as confissoes religiosas, sociedade civil, os partidos politicos, as instituicoes de ensino e de pesquisa, a participar activamente na educacao dos cidadaos e na consolidacao de uma cultura nacional de dialogo e de harmonia.
8-Afirmou que como Chefe de Estado primaria pela 'abertura ao dialogo construtivo com todas as forcas politicas e organizacoes civicas para promover a concordia. Assegurou-nos que poderiamos estar certos (...) que tudo faria para que, em Mocambique, jamais, irmaos se voltassem contra irmaos fosse a que pretexto fosse.
9-jurou defender de forma vigorosa os direitos humanos, em particular o direito a vida e as liberdades fundamentais do homem.
11-Reconheceu que (...) 'a construcao de uma sociedade de inclusao exigia nao apenas discursos e declaracoes de intencoes'. Prometeu trabalhar para tornar 'mais visivel e real a inclusao de que todos falamos e tanto ansiamos. Prometeu que estaria aberto a acolher propostas e ideias de outros partidos visando a promocao da tranquilidade e desenvolvimento do Mocambique. Reafirmou que as boas ideias nao tinham cor partidaria e que as boas ideias tinham uma unica medida, que e o amor pela nossa patria e pelo nosso destino comum (...)

Excia, como pode ver estas palavras nao sao minhas! Sao de Vossa Excia e nao as disse em surdina, mas sim na cerimonia mais importante da vida de Vossa Excia e na presenca nao so de milhares de mocambicanos mas tambem de ados orgaos de soberania, e de altas figuras de outros paises, portanto estas palavras Excia, fazem parte do juramento que solenemente fez e testemunhamos, por isso, tem a obrigacao de cumpri-lo a risca! Ouvimo-lo ler este discurso e saudamos vossa excia pela coragem! Que saibamos, ninguem obrigou vossa Excia a ler este discurso! Tendo ja ganho as eleicoes, poderia nao ter lido discurso nenhum ou ate poderia ter lido um discurso contrario ao que leu! O que nao aceitamos e que nos venda raposa por lebre, porque nao fui eu quem disse que 'estava pronto' para o desafio! Senao vejamos:

Excia disse que o povo era seu patrao e que no seu coracao cabiam todos os mocambicanos! hoje vemos que afinal de contas o seu coracao e tao pequeno que so cabem os seus amigos e filhos e filhas deles, os amigos e famiiares da sua estimada esposa, os amigos dos CFM para alem dos amigos do velho Chipande!

Prometeu inclusao, e o que temos e exclusao! O seu governo e uma prova do que acabo de dizer!

Prometeu respeitar os direitos humanos especialmente o direito a vida, mas parece que ha mocambicanos da primeira com direitos e da segunda sem esses direitos! Os videos que a TIM e a STV nos tem mostrado sob o cumplice silencio da Comissao Nacional dos Direitos Humanos sao disso prova!

Apos os incidentes de Manica dis 7 de Setembro e 25 de setembro e da Beira a 9 de Outubro de 2015, esperavamos ver o seu coracao a lacrimejar pelas vidas ceifadas e que jurou poupar mas ouvimos apenas o rajar do seu silencio ensurdecedor!

Disse que se ajoelharia para manter a paz mas na reuniao com os Bispos fez lembrar que como Presidente queria que fossem os outros a se ajoelharem perante si!

E finalmente quando a conferencia episcopal lhe mostrou o que ia mal, ao inves de escutar e agradecer como prometera no seu discurso inaugural, ripostou dizendo que sabia o que estava mal e queria eram os caminhos para a solucao dos problemas!

Excia, por mais falhas humanas que tenhamos, registe-se que a Diplomacia Catolica e a mais velha instituicao diplomatica vigente! Cumpre-nos como humanos, sabermos ouvir os seus recados e antes de respondermos as irritacoes cutaneas de momento urge que saibamos consultar os nossos Conselheiros, Assessores e Assistentes pois eles sao pagos para isso mesmo: para o Aconselharem, Assessorarem-no e Assisti-lo para que possa cumprir com aquilo que eles escreveram e 'mandaram' ler no dia da Tomada de Posse!
A PAZ nao se preserva e nem se busca em televisoes publicas! O PR foi a reuniao com os Bispos 'despreparado'! Nao leu os dossiers que Chissano e a '10 de Novembro' tem sobre o papel da conferencia Episcopal na busca da Paz em Mocambique, nao leu as Cartas dos Bispos dos ultimos 40 anos e nao se apercebeu da presenca de Dom Jaime entre os presentes! Os seus conselheiros nao fizeram o TPC, nao lhe explicaram o contexto e muito menos o prepararam para o embate que viria! O resultado foi o circo que se viu, com o PR a mandar recados via imprensa, e pior a contradizer-se em duas ocasioes num mesmo discurso (ha duas semanas dissera ele proprio que as conversacoes estavam bem encaminhadas, ontem veio dizer que falava com criancas do lado da Renamo e a Chefe de Bancada da Renamo ja o havia tirado o tapete dias antes! Como e que um Chefe de Estado 'desdiz-se'? Afinal ha dialogo ou nao ha senhor Presidente?
O Chefe de Estado e seus Conselheiros nao perceberam que os Bispos vinham dizer que nos podemos ajudar? Que se nao consegue falar com Dhlakama nos conseguimos? ou seja que a solucao passava pelo envolvimento de mediadores serios e capazes e que esses mediadores estavam ali mesmo naquela majestosa sala ha dois metros do Chefe de Estado O chefe de Estado nao viu a solucao, ou nao quer? NB. Qual e a imperiosidade de ir a Angola quando o pais esta para arder? A Coincidencia desta visita com a Declaracao Oficial de Guerra feita pelo Ministro do Interior no Parlamento e repetida varias vezes pelo Comandante Geral da PRM, significa que a opcao da estrategia Savimbi vincou? E mais, onde esta a nossa auto-estima? Nos nossos 40 anos de independencia Angola mandou o seu vice-Presidente! Sera que o nosso PR se equivale ao Vice Presidente de Angola? E que em diplomacia reina o principioe da reciprocidade! Nao avisaram ao Chefao? O Ministro do Interior e o comandante da PRM cumprem ordens do PR ou do PR Sombra? Sera esta a prova material que faltava no discurso dos bispos obre a 'incoerencia entre discursos e accoes practicas'

Ainda tenho esperanca de que V. Excia recuperara a pratica e o espirito do Discurso de Tomada de Posse e sabera aproveitar a oportunidade oferecida pela Conferencia Episcopal de Mocambique.
Sem magoas,

Atenciosamente,

Manuel de Araujo

Cidadao Comum Residente no Municipio de Quelimane

2 comentários:

Unknown disse...

Parabens meu doutor pela coragem. So que este Sr. Nhusi ja esqueceu do que falou porque aquela cadeira onde sentou anima muito. Faz pessoas esquecer o que sao. Pior este Senhor Nhusi que sabemos que serve de um cobalde ou um telecomandado pelo ex. PR Guebuza. Mal que ficou presidente da Frelimo esqueceu tudo porque ele trata se do primeiro malandro em Mocambique. Eu tenho vergonha de um dia ter sido membro activo da FRELIMO, agora prefiro ser lambebota ja que trabalho no aparelho do Estado, quem me dera um dia ser independente como o autor destas palavras. Doutor que espeito.

Unknown disse...

Espero que a carta lhe tenha chegado! Se tivesse o tempo de ver as críticas, cm serteza k já teria mudado algo