O Presidente da República, Armando Guebuza, convidou ontem em Lisboa, Portugal, os empresários portugueses a investirem em Moçambique, por se tratar de um país onde existe complementaridade e não contradição entre os mega e pequenos projectos.
Falando na abertura do seminário empresarial Moçambique/Portugal, organizado no âmbito da visita de Estado que realiza desde ontem a Portugal, Guebuza disse que Moçambique é um país onde as descobertas de hidrocarbonetos vieram contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e para atracção de investimentos.
Em 2007, segundo Guebuza, Moçambique criou as Zonas Económicas Especiais e as Zonas Francas para albergar projectos de investimento âncora para a criação de postos de trabalho e geração de riqueza em prol do desenvolvimento económico e social do país.
“Moçambique já não é apenas um país de esperanças e sonhos. É um país que está a ser construído pedra a pedra. Convido o empresariado português a dar o seu contributo estabelecendo parcerias empresariais para gerar megaprojectos, num ambiente de respeito mutuo e de respeito à ordem jurídica moçambicana”, disse Guebuza, citado pela AIM.
Os seminários de negócios, segundo o Chefe de Estado moçambicano, abrem espaços para o conhecimento mútuo entre os empresários abrindo portas ainda desconhecidas e proporcionam a troca de experiências e partilha de informação para que cada empresário possa ocupar o lugar que merece nos níveis de cooperação que os dois países proporcionam.
“O elevado nível de cooperação que Moçambique e Portugal alcançaram é sinal inequívoco da amizade e solidariedade e os instrumentos jurídicos rubricados pelos dois Governos propiciam o avanço dessas relações”, explicou Guebuza.
Para Guebuza, o ambiente de negócios no país é propiciado pela estabilidade macro-económica e pelo crescimento médio de sete por cento que o país vem registando há cerca de 15 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário