sábado, julho 05, 2014

Dívida da Ematum será paga em sete anos

Estado controla mais de 80% da ematum
A directora-geral da Ematum, Cristina Matavel, garantiu ao “O País Económico” que a controversa dívida contraída pela empresa que dirige, com o aval do Estado moçambicano, não vai durar mais de sete anos e que a Ematum terá receitas anuais de 190 milhões de dólares.
 
A Empresa Moçambicana de Atum (Ematum) deverá pagar a dívida que contraiu na França dentro dos próximos sete anos. trata-se de 300 milhões de euros que a empresa contratou para a aquisição de 24 embarcações para a captura do atum, sob garantias soberanas do Estado moçambicano.
“Vamos fazer as amortizações dentro do prazo previsto”, garantiu a directora-geral da polémica empresa, Cristina Matavel, que não quis revelar o valor envolvido nas amortizações previstas junto do credor. Entretanto, avançou que a Ematum, na  fase de plena de operação, terá receitas anuais de 190 milhões de dólares americanos.
Cristina Matavel, que falava ontem no decurso da Feira Agropecuária e de Pescas, que decorre no recinto da FACIM, em Marracuene, província de Maputo, garantiu que o atum tem mercado nacional e internacional assegurados para a colocação da sua produção.
É, de resto, a primeira aparição pública dos rostos de uma empresa cujo surgimento provocou alarido  na sociedade. Sendo um mega-projecto, e segundo confirmou Cristina Matavel, a Ematum deverá beneficiar de isenções no pagamento de impostos, de acordo com o estabelecido no Código de Benefícios Fiscais moçambicano.
Fonte: O País online - 04.07.2014

Sem comentários: