quarta-feira, julho 02, 2014

CNE quer responsabilização de membros das mesas de assembleia de voto

Abdul Carimo garantiu que todos ilícitos eleitorais são canalizadas aos órgãos de justiça
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, revelou que aquele órgão vai passar a responsabilizar, de forma exemplar, os intervenientes nos processos eleitorais que se envolverem em situações de fraude ou outras manifestações ilícitas que descredibilizam a votação.
Carimo falava na tarde de ontem, em Nampula, no encerramento do seminário regional norte da CNE, alargado à província da Zambézia.
No referido encontro, onde também participaram os directores do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) a nível das quatro províncias, o presidente da CNE garantiu que todos ilícitos eleitorais têm sido canalizadas aos órgãos de justiça, contrariando, deste modo, a percepção social de que ninguém é responsabilizado. Carimo disse, ainda, que para o caso particular dos membros das mesas de assembleia voto, para além de responsabilizar criminalmente e administrativamente, é importante publicitar as medidas tomadas, para que sejam do conhecimento dos cidadãos.
O presidente da CNE mostrou-se também desconfortável com o que chamou sonegação de informação relevante por parte dos órgãos eleitorais locais sobre irregularidades no processo de votação. ”Há aspectos referentes a irregularidades das eleições registadas no Gurúè, Nampula e Angoche que só tomei conhecimento no dia da leitura do acórdão do Conselho Constitucional”, referiu.
Fonte: O País online - 03.07.2014

Sem comentários: