segunda-feira, julho 14, 2014

CNE CHUMBA PEDIDO DE RECONSIDERACAO DE CANDIDATURA DO PANAMO

A Comissao Nacional de Eeleicoes (CNE) chumbou o pedidio de reconsideracao da candidatura do Partido Nacionalista de Mocambique (PANAMO), uma pequena formacao politica, por o mesmo ter sido apresentado fora do prazo.

A CNE anunciou a falta de provimento do pedido de reconsideracao do PANAMO na sua 8/a sessao extraordinaria.


Segundo Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, que falava em conferencia de imprensa, pesou para o indeferimento deste requirimento o facto de o PANAMO ter apresentado a solicitacao depois de expirado o prazo que havia sido definido para o efeito.

Na Sessao, a CNE, aprovou o fundo global para financiar a campanha eleitoral, a organizacao e forma de realizacao do sorteio das listas definivas apresentadas pelos proponentes para as Eleicoes Legislativas e das Assembleias provincias de 15 de Outbro de 2014 e o regulamento da distribuicao dos tempos de antena.

Antes, a CNE recebeu o pedido do PANAMO para a retirada da candidatura e depois aquele partido voltou a pedir reconsideracao fora do tempo, disse Cuinica, explicando que havia um problema de disputa de simbolos com o Movimento Democratico de Mocambique (MDM) que tera terminado com um memorando entre os dois partidos mas que depois nao foi cumprido.

A CNE escalerece que o tempo de antena e' atribuido aos, partidos politicos, coligacoes de partidos e grupos de cidadaos concorrentes, na sua qualidade de titulares, com isencao, igualdade de tratamento e oportunidade e imparcialidade.

A Televisao de Mocambique (TVM), incluindo as suas delegacoes provinciais, deverao dispensao 15 minutos por semana, repartidos no maximo, em tres emissoes entre as 19:00 e 22:00 horas, intercalando as candidaturas as presidenciais e com as de deputados a Assembleia da Republica e a de membros das assembleias provinciais.

A Radio Mocambique (RM) devera dispensar cinco minutos por dia, na emissao nacional, incluindo as delegacoes e extensoes em ligua oficial e outras linguas nacionais ao tempo de antena para a escolha dos candidatos ao cargo de Presidente da Republica, deputados da AR, e membros das Assembleias provinciais, entre as 19:00 e 24:00 horas.

Na Radio Mocambique, cinco minutos por dia, em tres emissoes por semana, nas emissoras provinciais, em linguas nacionais entre as 7:00 e 24:00 horas, determina a CNE.

No ultimo dia da campanha eleitoral, os candidatos ao cargo de Presidente da Republica terao, entre as 19:00 e 24:00 horas, acesso ao servico publico de radiodifusao sonora e visual por cinco e tres minutos, respectivamente, para intevencao final do candidato obedecendo a uma ordem ditado por via de sorteio.

Fonte: AIM - 14.07.2014

Sem comentários: