domingo, março 02, 2014

Nyusi é candidato da Frelimo a Chefe de Estado

Filipe Nyusi, actual ministro da Defesa, é o candidato do partido Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo. Nyusi venceu a segunda volta das eleições internas, superando Luísa Diogo com quem travou a segunda volta à corrida eleitoral.
Na primeira volta, Filipe Nyusi obteve 91 votos, Luísa Diogo (46), Alberto Vaquina (37), Aires Ali (19) e José Pacheco (3). A comissão interna de eleições defeniu que o vencedor deve reunir 50% dos votos e obter pelo menos mais um para ocupar a vaga. Ninguém alcançou os números e Nyusi e Diogo foram a segunda volta.
QUEM É FILIPE NYUSI?
O actual ministro da Defesa Nacional nasceu a 9 de Fevereiro de 1959, no distrito de Mueda, em Cabo Delgado. Engenheiro mecânico de formação, Nyusi é um quadro dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
Entrou na empresa em 1992 como assistente do chefe de Serviços e Manutenção Oficinal. Um ano depois, foi promovido a director ferroviário e, em 1995, a director executivo.
Nyusi foi docente em regime de tempo parcial no departamento de Matemática, na delegação da Universidade Pedagógica em Nampula, de 2002 a 2007. Assumiu o cargo de ministro da Defesa Nacional em 2008.
Fonte: O País online - 01.03.2014

64 comentários:

Anónimo disse...

Meu voto não apanha.

Anónimo disse...

Nao sei se repararam como o criador de patos ficou feliz com a vitoria do patinho. Se dormirmos vamos lamentar sempre em vao. O pato grande vai sair da cadeira mas vai mandar sempre no patinho novo. Stay sharp people ou vamos lamber sempre a m...rda que os outros fazem.

Anónimo disse...

A Frelimo acaba de declarar derrota p DAVIS SIMANGO. Campanha p Simango minha gente! Estamos prontos! Tbem nao podem governar para sempre...

Anónimo disse...

Meu voto tambem nao apanham! Vamos votar na oposicao e depois porque ficarmos refens dos interesses de um punhado de pessoas que estao mais preocupados com os seus proprios interesses. Vamos acabar com isso meus irmaos e irmas...

Anónimo disse...

Posting yang bagus, sangat menarik.
Salam dari Indonesia

Great post, very interesting.
Greetings from Indonesia

Anónimo disse...

É desta vez k esta merda da Frelimo vai pra o lixo,obrigado meu DEUS por dares a sorte a este patinho chamado Nhussi,se fosse Luisa Diogo seria uma candidata forte em relaçao ao Devis Simango!

Anónimo disse...

Este e o fim do Simangito, o pobrezinho ja perdeu. Povo em massa vamos votar no presidente Nyusi. Viva o novo presidente da patria amada!

Anónimo disse...

Kula kula ma pandhozi Nyusi. Makakanhula ma Simango. Whekakana komu pitose nako. Do Nkongo wha Nuako

Anónimo disse...

Guerra declarada derrota da frelimo nos o povo keremos a Luisa ee ela ou vamos a oposicao.

Anónimo disse...

É ele que mandou filhos do povo a guerra de guebuza, e ate agora envia miúdos a santugira e é esse que vai querer os votos nossos para ele governar nada disso primeiro restitua os nossos irmaos sem isso acontecer frelimo vai para a merda eu nem tou ai com esse patinho se fosse luisa sim

Anónimo disse...

Isto cheira mal.Nao acredito no q estou a ouvir.A que cheira guerra.Foi montado o Nhuzi para quando perder morermos aqui todos.Povo Mocambicano vamos acordar.Quem e Nhuzi para ganhar simango?Mesmo com Dlhakama pode perder.A quem nao quer sair do poder.

Anónimo disse...

Isto cheira mal.Nao acredito no q estou a ouvir.A que cheira guerra.Foi montado o Nhuzi para quando perder morermos aqui todos.Povo Mocambicano vamos acordar.Quem e Nhuzi para ganhar simango?Mesmo com Dlhakama pode perder.A quem nao quer sair do poder.

Anónimo disse...

Pode se tratar de uma estrategia de a Frelimo entregar o poder para ver como irao governar os dos outros partidos.Em especial o Deviz.E aque onde a mama Alice Mabota devia aproveitar concorrer porque o Nhuzi e crianca para concorrer, este nem ira reparar para o povo.So ira se preocupar em comprar armamento e outros material de guerra.

Anónimo disse...

Eu estava a espera que a Luisa Diogo ganhasse,eu votaria nela mas puseram uma pessoa quem nem para ser regulo nao serve. Eu quero um futuro melhor para Mocambique. Esse homem so vai atrasar o pais. Ainda bem que existe uma alternativa muito boa para evitarmos danos maiores. VIVA MDM

Anónimo disse...

Por nhoco:
desta vez o comite central nao conseguiu interpretar o desejo do povo.
Nyussi, como pessoa simples merece ser dirigente como qualker um dos cinco pre-candidatos, todavia, nyussi stando em frente de um ministerio ligado a instabilidade politica, o povo k sente na pele e no sangue, k alias e o mesmo k vai votar, podera ver na imagem de nyussi armas de guerra e em virtude disso orientar o seu voto a oposicao.
O CC da frelimo perdeu uma oportunidado por nao ter eleito uma figura neutra ( Luisa Diogo) a esta situacao actual.
Lembre-se Pacheco teve 2 votos+1 dele proprio, e uma das causas e o facto de ele ter stado em frente de um dialogo durante 24 rondas e nao ter conseguido resultados k deixassem o povo tranquilo. E desta vez a furia do povo vai recair na figura de nyussi na cabina de voto. O povo ker qualker canditado k nao sta ligado ao ministerio de sangue por armas.
Atencao: a postar no nyussi e ajudar a oposicao para arancar o poder!!

Anónimo disse...

MDM esta ai a oportunidade de amostrarem o vosso pontecial na campanha.Mais terem muito cuidado com as balas pode ser uma armadilha da freli e da Rena.Para o povo Luisa Diogo era a pessoa serta,mais como o marido e um nabo estragou tudo.

Anónimo disse...

A Luisa Diogo perdeu por causa do gangster do seu marido, sim! Penso se ela fosse escolhida outros candidatos tinham tb chances de levar vantagens; como se pode votar numa mulher que nao consegue disciplinar o mathumbo do white, sempre a arranjar encrencas com todos?! Impossivel. Ela perdeu por culpa propria e nisso CC esta' mesmo certo! O nosso Pais seria governado por tugas estupidos, era esse o sonho dela e daquele white dela. Mas Nyussi tb e' outra desilucao igual a L.Diogo. So resta D.Simango devolver dignidade na governacao do Pais. Viva MDM, viva D.Simango, filho querido do Povo.

Anónimo disse...

Adoi a tua analise.

Anónimo disse...

Tas enganado,quem e Nyusi para concorrer com o filho querido do povo(simango)?Este e o fim da Frelimo meu irmao.A vitoria e do MDM acredita.Aqui se nao mecherem bem os salarios da funcao bublica ja era uma vez frelimo.Embora o q ganhar vai comecar por querer encher o bolso.

Matusse disse...

Sem duvida: o unico candidato com casamento "originalmente mocambicano", ganhou. Saber casar é bom sabe....ka ka ka!
Filipaoooooooooo

Anónimo disse...

O meu voto decide
como forma de respeitar o meu voto prestem atencao nisto:
" eu ker um candidato k nao tenha partcipado no segundo mandato de governacao de guebuza.
Ker um candidato k nao tenha tido linguaguem belica em nenhuma ocasiao desde assinatura de paz.
Se nao me kerem ouvir agora, vao me ouvir no dia 15 de outubro pk vou dizer isto na cabina de voto.
Nyussi levou o dinheiro k devia melhorar os salarios dos pobres funcionarios do aparelho do estado p comprar armas e vir matar os mocambicanos.

Anónimo disse...

Eu so filho de antigo combatente da frelimo que morreu pobre, sem casa condigna. Eu e meus irmaos sofremos muito e gracas alguns amigos de luta do pai conseguimos ter um pouco de estudos que nos vale hoje. Assim, sou da frelimo por nascenca. Sobre as eleicoes internas no partido, digo o seguinte: a Luisa Diogo nunca podia ser boa escolha para presidencia por ter marido barulhento e branco com passado de paramilitar do regime colonial. Era para sermos governados por colonos outra vez? A outra ala da frelimo, se e' que existe, queria isso mesmo? Se sim, entao sao membros que nao gostam do seu pais. A Luisa Diogo, como pessoa, nao tem problema. Mas, como presidente ha' problema com seu marido malcriado. O Dr vaquina tem mulher portuguesa, muito calma e educada. Nunca se ouviu nada de negativo sobre ela. Mas, o facto de haver entrada massiva e preocupante de portugueses no Pais faz pensar que eles vem pela mao da sua esposa. Pode nao ser verdade, mas a ideia esta ai. Entao, so restava o Nyussi! Mulembwe e' para esquecer.

Anónimo disse...

Meu partido dessa vez so criou problemas ainda pra o seu povo, porque um espancador nunca mereceu ser um pai de famlia, porque num dia pode acabar com propia sua familia mais visao moz porque ja estamos em perigo.

Anónimo disse...

O anonimo anterior tem razao. Nyussi e mesmo espancador e dos grandes. Vai espancar a todos, mesmo os que agora lhe apoiam se pensam que ele vai ter amigos, esquecam. Serao os primeiros a serem espancados brutalmente por ele para colocar pessoas de sua confianca e servil a ele.

Anónimo disse...

Se o povo votar no candidato da frelimo vao chorar. O regime vai continuar mais 5 ou 10 anos. E hora de mudar de uma vez.

Anónimo disse...

Ta ver,casar com branco estragaste tudo.Eu. queria te votar.Mais assim estou confuso, nem sei aquem votar.Peco ajuda dos leitores.

Anónimo disse...

Ta ver,casar com branco estragaste tudo.Eu. queria te votar.Mais assim estou confuso, nem sei aquem votar.Peco ajuda dos leitores.

Anónimo disse...

A Renamo se nao se aliar ao MDM e ganharem eleicoes, entao sera dizimada pelo Nyussi. Para tirar a frelimo do poder e restaurar a paz e concordia entre mocambicanos e' necessario que todos os partidos se unam em volta do MDM. Mas o Dlakhama so vive a odiar a todos incluindo pessoas que sofreram juntos na luta contra o regime totalitario da frelimo. Sem unidade da oposicao frelimo sempre vencera. Esta e' a unica chance de fazer mudancas porque antes da eleicao do Nyussi a frelimo ja entregou quase 70% dos votos. Oposicao, aproveitem esta chance, seus parvos. Mais parvos estao na Renamo.

Anónimo disse...

acho que vc xta obsecado com mdm mas para mim seria o mdm a se juntar com a renamo.caso nao seja so votarei no deviz e nao votarei no mdm por na ass a bancada do mdm serve de interesses da freli e numca toma decisoes prefiro nisso votar a frenamo.

Anónimo disse...

Dou 1000 votos ao Filipe, temos que apostar esta nova geração.... Parabéns Frelimo

Anónimo disse...

Eu so pelo Simangao, este grande macho, ate vou imprimir votos adicionais para introduzir por estebonitao.

Anónimo disse...

K nova geraçao? Ele é um vassalo d Guebas, a merda vai continuar e vamos criar mais patos, eu xto fora nao contem comigo...

Anónimo disse...

Este ultimo anonimo e um chanfrado e doentio deve ter diarreia sempre fala de fazer fezes. Coitadinho dele

Anónimo disse...

Forca irmao. Vota no Deviz como presidente e noutros partidos para ass da republica. E' democracia. Mas a frelimo e partido violento e arrogante. A Renamo pensa que aliando-se c frelimo vai estar no poder. Estao enganados. A frelimo tem gajos ambiociosos e killers e vao acabar c Renamo.

Anónimo disse...

Esse deve ser da frelimo ou da renamo. O Madebe, antigo combatente da frelimo, disse que antes de se escolher alguem para presidente deve se ver a sua sanidade mensal. A pergunyta e: Nyussi ja foi diagnosticado se tem ou nao saude mental para poder governar bem e trazer feliicidade e paz para o Pais?

Anónimo disse...

Se a frelimo nao apanha teu voto nao faz mal, ela vai apanhar votos de outros ignorantes e sao muitos no campo.

Jerry disse...

Caros, o pai dos patos, que esteve muito feliz ontem depois das eleições e vitória de Filipe Nyussi, criou durante os últimos 10 anos cerca de 22 milhões de patos e estes patos irão votar no seu patinho predileto em Outubro se forem cobardes como pensa o pai do Combate a Pobreza, Auto-Estima, Getropha, presidencias Abertas e de outros projectos falhados.
Lembrem-se que este fora antes apresentado aos parceiros internacionais de Moçambique como o novo presidente. O povo moçambicano, pobre e humilde povo moçambicano, tem a chance de mudar o sistema e mostrar por A+B que as vezes deve-se ouvir a vontade do povo e de outros camaradas. Quero acreditar que os Camaradas esqueceram-se que a maior parte dos eleitores são jovens e são pessoas com outra visão e vontades que não tem nada a ver com a Frelimo ao contrário de nossos pais. Sou membro do partido mas neste candidato que por sua culpa e do seu criador muitas pessoas/familias perderam seu filhos, primos, irmaos, namorados, esposos e mais não votarei. Nada contra o candidato Filipe Nyussi, contra a política actual e do abismo a que fomos conduzidos pelo regime Guebuzista. No partido ainda poderei votar. Outro pato, o pato Paúnde, não foi salvo pelo pato-pai embora tentem resistir a mudança. E tudo leva crer que Nyussi foi salvo em detrimento do Paúnde.
Sempre Vosso.

Anónimo disse...

Eu pensoque a Frelimo vai ganhar, nosestamos a nos confortar aqui, mas ja perdemos, nao temos quadrosnem nada, qquegovernem por mais 5 ou 10 depoissera a nossa vez. Agora naoesta ospreparados. O nosso Simango e vracro e irmao deleesta mais preparado. Temos que ufformar quadros primeiro e ddepois tomar o poder

Anónimo disse...

É trixte. Mdm deve saber aproveitar esta oportunidade. Unica base de apoio deles é o kampo pk na cidade o povo lhes retirou o poder. Mdm, entre no campo e faça la a sua campanha nas cdades nem precisa o povo ta contigo

Anónimo disse...

Amigo o que escreves e lamentavel.Voltas a carteira meu irmao.Nao se entende nada no teu discurso.Podes me contactar para te dar o A B C.Desculpa me meu irmao.Eu no teu lugar nao poderia comentar nestes meus de comunixacao social,porque aque muitos passeiam a sua classe exprimindo suas ideias.

Anónimo disse...

Pude perceber que, a politica e uma mentira legal.Todavia, neste episódio, só poderá beneficiar a comunicação social a venda dos seus artigos e sobre quem ira ganhar ou não, fica na historia.

Anónimo disse...

Pxxoal, e dxta vez qi vmx ver aguerra pela primeira vez, vmx ver oqi vai acntcer cm exex gajos.

Anónimo disse...

Eu vendo o meu voto, da minha esposa, sogra e umas dez pessoas conhecidas. Para o MDM por 100 mtr cada, para a Renamo 60 Mt por unidade e para Frelimo por estar arrasca pode ser por 200 cada.
cmahungo@hotmail.com

Anónimo disse...

Pelas ideias aqui expostas pode-se concluir que ninguem quer o malvado do Nyussi. Entao, vamos votar no mdm e no Simango. Cada um de nos mobiliza seus familiares e vamos tirar o tio patinhas e seus lacios. Avante irmaos

Anónimo disse...

Amigo, eu penso que anda um anonimo a escrever mais de umpost, por isso aqui ha batota, por outro lado isto e sabotagem para estarmos alegres, pois todo mundo sabe que este nosso blog e pro MDM, entao e natural que aqui apoiemos os nossos. Mas irmaos deixem de escrever 10-12 vezes a mesma pessoa, para que saibamos de verdade qual e a situacao real

Anónimo disse...

Isso e facil meu anonimo,e so ver pela caligrafia,vais concluir quem escreveu mais de 12 vezes.

Anónimo disse...

meus vamos acabar com o anonimato, ta?! Eu pessoalmente vou escolher o meu candidato com calma. querosaber quem e exatamente esse Simango, que formacao tem, quem esta por detras dele, o mesmo vou querer saber da Mabote, do Afonso, embora conheca um pouco melhor o nosso Afonso, mas quero ler os programas muito cuidadosamente, aconselho a todos a fazer o mesmo, vamos analisar candidato por candidato de acordo com o programa, feitos etc e que venca o melhor.

Anónimo disse...

meus vamos acabar com o anonimato, ta?! Eu pessoalmente vou escolher o meu candidato com calma. querosaber quem e exatamente esse Simango, que formacao tem, quem esta por detras dele, o mesmo vou querer saber da Mabote, do Afonso, embora conheca um pouco melhor o nosso Afonso, mas quero ler os programas muito cuidadosamente, aconselho a todos a fazer o mesmo, vamos analisar candidato por candidato de acordo com o programa, feitos etc e que venca o melhor.

Anónimo disse...

meus vamos acabar com o anonimato, ta?! Eu pessoalmente vou escolher o meu candidato com calma. querosaber quem e exatamente esse Simango, que formacao tem, quem esta por detras dele, o mesmo vou querer saber da Mabote, do Afonso, embora conheca um pouco melhor o nosso Afonso, mas quero ler os programas muito cuidadosamente, aconselho a todos a fazer o mesmo, vamos analisar candidato por candidato de acordo com o programa, feitos etc e que venca o melhor.

Anónimo disse...

vcs podem nao acreditar em mim mas a verdade vira no dia 15 de outubro enquanto a oposicao mocambicana continuar a se dividir em Afonso, Deviz e Raul vao perder e Filipe vai vencer. pork o MDM,PDD sabendo que nasceram na renamo nao resolvem o problema se juntarem e lutarem pela mesma causa? Imaginem a Frelimo se fosse como vcs xte ano teriamos 50 partidos saindo da Frelimo mas eles sabem resolver os problemas dentro do partido. vcs nao se valorizam so criam problemas a nos que votamos. vcs nao respeitam os eleitores porque era tempo de se unirem para tirarmos o milho que abusa dia e noite. Fiquem a lementar mas este era vosso ano.

Anónimo disse...

filepe ganhara as eleições, podem falarem oque quiserem a frelimo ainda é um partido forte quanto a MDM e Simango não é la grande coisa vivo na Beira e não vejo grande coisa que tem feito para a cidade desde que formou seu partido so pensa em encher seus bolsos e mais nada.

Anónimo disse...

A escolha foi certa é uma pessoal humilde e com estudo, quanto a dr.Luisa Diogo é uma pessoa inteligente mas atitudes ou comportamento do esposo a prjudicou. A FRELIMO precisa de uma figura limpa.VIVA FRELIMO e NHYUSSI

Anónimo disse...

Lendo os comentarios acima vejo que as pessoas se enganam com a pessoa de DAVIZ SIMANGO não o conhece ele so pensa em cidadao de origem ndaus pelo menos ca na Beira vence por tribalismo e mais nada é arrogante.

Anónimo disse...

meu voto sera para FILIPE NHYUSSI do natural de CABO DELGADO, naturalmente so da FRELIMO,quanto as pessoas que pensão que a Frelimo tera dificuldade em vencer as eleições deste ano estão enganados. vejamo 49 contra 4, a MDM não ganhou nem 10 municipios, sem contar a Frelimo tem maior aceitação no campo isto é nos ditrito que não foram nas autarquias. Tenho certeza da Victoria da FRELIMO. engolam os contra.Tchau......

Anónimo disse...

escolha certa meu voto será dele. avante NHYUSSI

Anónimo disse...

os outros partidos não são fortes, o MDM,O PDD são filhotes da RENAMO não ha diferença entre eles.Na frelimo a conflitos como em qualquer organização mas sabem resolver. Por isso votarei no Partido Coeso e forte FRELIMO e seu Candidato.

Anónimo disse...

SIMANGO esse sim é arrogante e violento junto com seus homens analfabetos da Munhava se ganha as eleições ca na Beira por são a maioria os NDAUS.os cidadaos de outros partido ca Beira tem medo de fazer campnha porque são espacandos. Agora iremos para eleições gerais que não depende da Beira, Quelimane, Nampula e nem Gurue, o pais é grande. A Frelimo ganhara e eles serão reduzidos a cinza.

Anónimo disse...

para o lixo SIMANGO E DKLAKAMA, ndaus arrogantes e violentos. VIVA FRelimo o partido coeso e forte

Anónimo disse...

Votarei em Nhyssi ele sim sera meu predisidente

Anónimo disse...

concordo ca na beira os ndaus pensam que podem fazer e desfazer, coitadinho de mim maxope

Anónimo disse...

A Vez dos Makondes. vao nos suportar mais 10 anos (2 mandatos) Mulolo bai.

Anónimo disse...

Ainda vao falar muito ate outubro. O povo que nao tem acesso as tecnologias e que vai decidir

Anónimo disse...

Ainda bem que o presidente nyusi e de cabo delgado a capital do gas e petroleo

Anónimo disse...

Aqui na Beira nos batidores dizem que Davis Simango não vai concorrer porque sabe que não tera chance de vencer presidencias e para concorrer as presidencia tem que renunciar o municipio da Beira, sairia prejudicado. concordo com ele porque vai perder as eleições presidencias se concorrer.