quarta-feira, abril 24, 2013

“Estamos sentados num barril de pólvora que a qualquer momento pode explodir”

O negociador-chefe do Acordo Geral de Paz por parte da Renamo, Raul Domingos, diz haver condições suficientes para a eclosão de uma guerra no país, dado que existe um grande exército de moçambicanos descontentes...
... Em alguns sectores, entende-se que a Renamo podia ter obtido mais ganhos com o acordo de Roma, sobretudo no campo económico. Partilha desta opinião?
Eu creio que sim, e penso que esta possibilidade continua em aberto. Nós não nos detivemos a discutir assuntos económicos em Roma e é importante dizer que o acordo que conseguimos foi o melhor que podíamos conseguir naquela época, tendo em conta a pressão que havia. Na mesma altura que negociávamos, em Roma, o acordo de paz para Moçambique, os angolanos negociavam em Portugal o acordo para Angola, que foi alcançado em seis meses de negociação, sob pretexto de que o importante era o cessar-fogo e que as outras questões seriam discutidas no país e em paz. O resultado é aquele que assistimos em Angola, meses depois voltaram à guerra. Em Moçambique, nós levámos mais tempo, procurámos aprofundar as questões políticas e militares com algum detalhe. Mas, infelizmente, os nossos irmãos tomaram o acordo geral de paz como o cessar das hostilidades e um trampolim para o retorno ao monopartidarismo, tentando relaxar e depois voltar ao ataque relativamente àquilo que é o Estado autoritário, através de várias manobras. Temos estado a assistir a situações semelhantes que perigam a paz, que são as escaramuças em Muxúnguè, os incidentes de Nampula, Gondola, tudo como consequência de uma gestão pouco apropriada da paz. Ler mais

4 comentários:

Anónimo disse...

Epa, esse velho continua a contar a mesma historia do seculo passado. Vovo Domingos, olhe para frente, voce ainda continua a cantar na questao desse acordo? ??? O tempo e outro olhe para frente. Arrega-se as mangas e comece a trabalhar se ainda tem forca como todos nos.
Betinho

Anónimo disse...

O Raul Domingos tem razao. Deve-se dialogar sempre. Quem nao concorda c a ideia é ignorante quanto a assuntos d guerra. Isto tudo k se fez nestes 20anos d paz pode se destruir em segundos. Xe! Sou Macamo.

Anónimo disse...

Sou o betinho, Ignorante nao sou, nao. concordar com diagos concordo, sim. Mas as nao concordo com diagos a luz das armas. Nem na renegociacao do acordo de paz, pois isso e negocio fechado. Diago sim, aberto e transparente, para todos e nao so para uma pequena elite frelimista ou renamista. Dialgo com todos em paz e com respeito a democracia.

Anónimo disse...

Nguiliche

Onde está a democracia? Quais são os principais pilares da democracia? Existem? O mesmo papo de sempre: estão em consolidação. Como os recursos naturais que ainda não produziram riqueza!