domingo, abril 07, 2013

Quem são os autores das emboscadas de Moxungue? 3 Hipóteses

Quem são os autores das emboscadas de Moxungue?

Ao todo foram três viaturas atacadas no dia 6 de Abril de que resultou a morte de três pessoas: um camião cisterna, um autocarro da Intercape e outro machimbombo da Etrago. O ressurgimento da insegurança nas vias públicas constitui uma ameaça grave para todos. Trata-se, evidentemente de uma ilustração da tenção das lutas políticas deste tempo e, portanto, da violência das paixões. A primeira pergunta que se coloca é: quem foram os autores dos incidentes de Moxungue. A segunda, cujas respostas complementam as da primeira, é: com que intenções.
Existem três hipóteses para a primeira pergunta e vários objectivos para a segunda. Neste caso, conjectura-se que os autores deste acto estão entre estes três: Renamo, Contra-Inteligência Militar e Oportunistas!
HIPÓTESE A: RENAMO COMO AUTOR
OBJECTIVOS:
1.       Criar um ambiente de instabilidade localizada de modo a que não haja recenseamento eleitoral e, a partir disso, rechaçar o impetuoso avanço do MDM naquele antigo bastião.
2.       Demonstrar que ainda goza de apoio na região e que conhece bem o terreno.
3.       Dissuadir ao governo que corre o risco de perder controlo, em caso de voz de comando.
4.       Obrigar o governo a concentrar as forças e material num único lugar enquanto se organiza noutras partes para acções de guerrilha.
5.       Ampliar o raio de protecção do seu líder, afastando desse modo, os potenciais agressores e invasores a Gorongosa.
6.       Ensaiar o projecto de divisão do país pelo SAVE em caso de não chegar a um consenso com A Frelimo sobre as suas reivindicações.
HIPÓTESE B – CONTRA-INTELIGÊNCIA MILITAR COMO AUTOR
OBJECTIVOS:
1.       Criar condições morais para levar a opinião pública à conclusão de que a Renamo é que é mesmo problema e que, por isso, é imperativo o desmantelamento da sua força.
2.       Criar um descontentamento e insegurança generalizados no terreno de modo a aparecer como protector e, legitimar a presença das forças policiais.
3.       Criar o estado de sítio de modo a impedir encontros localizados entre os homens da Renamo, depois que os seus líderes prometeram impedir o processo eleitoral.
4.       Criar o Estado de sítio em vista ao adiamento das eleições e, desse modo, evitar qualquer probabilidade de mexida nas estruturas miitares de topo a qual seria inevitável em caso da entrada de novo Presidente.
HIPÓTESE C – MALFEITORES/OPORTUNISTAS COMO AUTORES
OBJECTIVOS:
1.       Cometer crimes na esperança de que os culpados serão outros, segundo o julgamento público.
2.       Incentivar o anarquismo para aproveitamento do status em benefício próprio.
      3.    Garantir a impunidade momentânea enquanto se cometem crimes graves.

Fonte: Os factos e a verdade (Blog) - 07.04.2013

Sem comentários: