domingo, abril 07, 2013

Frelimo vandaliza sede do MDM na Macia

De MDM - Gabinete de Informação

Elementos considerados como sendo ligados ao partido Frelimo vandalizaram, ateando fogo, a delegação distrital do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, na sede do distrito da Macia, localizada no Bairro 5, na província de Gaza, na noite da quinta para sexta-feira última, (na noite de 4 para 5 de Abril corrente).
O delegado político distrital do MDM, na Macia, Miguel Jamisse, disse que se apercebeu da presença de cerca de cinco indivíduos estranhos na delegação do partido, que se faziam transportar numa carrinha caixa aberta que, depois do seu intento, se puseram em fuga, não tendo permitido que nem eles nem a sua viatura fossem identificados.
Com recurso a pé-de-cabra, arrobaram a porta da delegação, introduziram cinco pneus, alguns barrotes e uma botija de gás de cozinha e atearam fogo. Todo o mobiliário composto de três sofás, uma mesa e outros materiais ficaram calcinados.
Jamisse diz que esta não é a primeira vez que coisa idêntica acontece. “Indivíduos ligados ao partido Frelimo já foram, por nós, apanhados, na calada da noite, a arreiar a nossa bandeira, como foi o caso de Valente Cossa.
O secretário do gabinete do primeiro-secretário do comité distrital do partido Frelimo, José Carlos, já me havia tentado atropelar de carro alegando que tinha trazido matsangas (em referência ao MDM) para a Macia”.
Jamisse acrescenta que a gente da Frelimo diz, de forma orgulhosa, que nada lhes vai acontecer porque tanto a polícia quanto os tribunais são da Frelimo. De facto, os casos que levamos ao tribunal “morreram” assim mesmo. Ninguém foi condenado.
Diz Jamisse que já se queixou muitas vezes à polícia sobre a perseguição do partido no poder contra o MDM. O chefe das Operações do Comando Distrital da PRM, Simeão Cambaco, disse que a sua corporação tomou conhecimento da ocorrência de fogo posto à delegação do MDM. Deslocamo-nos ao local e vimos que haviam vandalizado e queimado a sede. Encontramos instrumentos do crime tais como o pé-de-cabra, uma botija cheia de gás, barrotes de tábuas já cinza e um saco de carvão vegetal para aumentar a intensidade do fogo.
Cambaco confirma que o delegado do MDM já esteve no comando da polícia a queixar-se da Frelimo. Levantamos o auto de notícia que deve já ter sido remetido à procuradoria para procedimentos subsequentes. A polícia está muito preocupada para identificar os autores deste crime porque o delegado não foi capaz de nos dar nenhum nome de um único suspeito, disse Cambaco.
Ainda este ano, o partido Frelimo destruiu a delegação do MDM no distrito de Chókwe, sob as ordens do edil local e do administrador distrital, como veio a provar-se, queimou e destruiu as delegações do galo em Chibuto e Mandlakazi e, em Xai-Xai, inviabilizou a marcha do MDM pela ocasião do seu dia, 7 de Março.

Fonte: MDM – Gabinete de Informacão – 06.04.2013

Sem comentários: