terça-feira, abril 09, 2013

Será o transbordar do copo? (1)

Por Arlindo Oliveira

Parece-me que as coisas não andam muito bem, cá no nosso quintal. Tudo começou com aquela notícia veiculada por um órgão televisivo cá da praça, dando a informação “preciosa”de que Tio Afonso viajaria para a Cidade de Maputo, para um encontro a sós, com o nosso PR.

Infelizmente, a notícia foi tomada a peito e, por conseguinte, ela foi espalhada de lés-a-lés. Naturalmente, não sem razão, pois, os cidadãos deste país conhecem muito bem as amarguras da guerra, o seu espectro e as suas consequências. Pelo sim ou pelo não, aquele canal televisivo quis testar se as pessoas andavam devidamente informadas, historicamente. Uma data na História, um programa que muitos não acompanham, da RM, é muito bom.

A STV quis juntar-se à efeméride do Dia Internacional da Mentira que se celebra ao 1º dia de cada mês de Abril. Todo o mundo encarou a notícia com uma ansiedade impressionante. A paz, mais uma vez, viu-se que ninguém está interessada em reentrar nas matas para o troar das armas. Afinal de contas, somos uma população que não gosta das trovoadas artificiais efectuadas por homens com ambições obscuras.

O dia 1 de Abril é dia de mentira. Só para ver que as pessoas estavam, realmente, distraídas, e não foi excepção, somente cá no nosso quintal, mesmo na terra dos nossos ex-patrões, Portugal, o 1º dia de Abril acordou com uma notícia, uma boa nova para os portugueses. Um jornal local dava a notícia de que o governo de Pedro Passos Coelho teria autorizado a contratação de mais de 600 enfermeiros. Aquela notícia foi tão exuberantemente acolhida pela população que até os deputados do parlamento luso elaboraram alocuções elogiosas que foram proferidas em plena sessão parlamentar. Ora essa, os “tugas”, particularmente, os parlamentares, estiveram perigosamente distraídos. Eu vi e ouvi os discursos dos deputados lusos a darem mérito ao governo liderado pelo PSD. Meu Deus, aquela notícia era uma pura mentira.

Uma notícia que se tornou, depois que se soube a proveniência e as circunstâncias que a ditaram, como ficou a população portuguesa? Para mim, penso que uma notícia que não é verdadeira, devia ser doseada, devia ser a mais trivial possível. É verdade que cada um pode dizer o que lhe aprouver, porém, na minha pobre opinião, devia-se medir ou prognosticar o impacto que ela iria produzir no coração ou na mente das pessoas. Cá entre nós, sinceramente, escrevendo, houve muita alegria, naquela 2ª-feira (01.04.13), todavia, o dia seguinte foi angustiante. Algumas pessoas ficaram revoltadas, outras, as de bom senso, zombaram com os incautos.

 O jornal “Desafio”, cá da praça, deu uma notícia que de nada influiu nos corações dos moçambicanos, pois, mentia dizendo que o nº 1 do prédio “Fonte Azul”, no coração da cidade de Maputo, iria forçado a precipitar o fim do seu mandato, porque os associados já estavam “fartos das suas falcatruas”. Pura mentira e, tudo bem. Uma boa mentira, que ninguém se sentiu mal, nem mesmo o próprio presidente da FMF.

Fonte: Jornal Notícias – 09.04.2013

Sem comentários: