sexta-feira, abril 12, 2013

Garantias dadas ao PM em Roma: Mais apoio da Itália direccionado ao OE

A Itália vai incrementar o seu apoio ao Orçamento do Estado moçambicano para o triénio 2013 a 2015, apesar da crise económica e financeira que abala a Europa, segundo revelou ao “Notícias”, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Staffan de Mistura, momentos após uma audiência concedida, terça-feira, em Roma, ao Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina.

O diplomata não indicou os valores em questão, mas o nosso Jornal apurou que a ajuda está orçada em 15 milhões de euros, contra os 12 milhões alocados nos últimos três anos.

“A Itália está a atravessar uma acentuada crise económica. Porém, para o nosso país, Moçambique é sempre Moçambique e é um país que está no coração dos italianos, cujas relações remontam há muitos anos. Neste sentido, faremos tudo não só para incrementar essa ajuda financeira, mas também temos a consciência de que devemos ajudar aos moçambicanos de modo a que tirem um melhor proveito dos seus imensos recursos”, salientou.

Staffan de Mistura justificou também o aumento da ajuda ao Orçamento do Estado, com o facto de Moçambique constituir “ uma prioridade” para aquele país europeu, anotando igualmente que a crise política que o país está a enfrentar neste momento não influenciará os desembolsos para o OE.

Mais de um mês após as eleições legislativas, a Itália continua sem Governo.

Uma fonte diplomática do nosso país, explicou ao “Notícias” que a Itália continua a ser um parceiro “especial e consistente”, destacando que o incremento do apoio financeiro a Moçambique, ocorre numa altura em que diversos parceiros internacionais reduziram drasticamente as suas contribuições financeiras ao nosso país, em razão da crise financeira que afecta a Europa.

O programa da cooperação para 2010-2012 previa donativos e créditos de ajuda de cerca de 100 de milhões de euros em sectores considerados de prioritários como o desenvolvimento rural, Educação e Saúde, para além do apoio directo ao Orcamento do Estado.

Recentemente, o Governo italiano anunciou publicamente que iria reforçar e diversificar o actual nível de relações bilaterais, numa altura em que se estima em mais de 200 milhões de euros o valor da ajuda canalizada por aquele país europeu nos últimos 10 anos.

Para além dos sectores tradicionais, o domínio das infra-estruturas, transportes e equipamentos para a indústria alimentar também poderão beneficiar de maiores oportunidades no quadro da cooperação económica entre os dois países.

Refira-se que o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, foi ontem recebido em audiência, no Vaticano, pelo Papa Francisco, tendo ainda dissertado sobre a experiência moçambicana de democracia na mesa-redonda subordinada ao tema “África do Futuro, entre a Democracia e Desenvolvimento”, que decorre em Turim. Vaquina participou no fórum em representação do Presidente da República, Armando Guebuza. (Jaime Cuambe, em Roma)

Fonte: Jornal Notícias – 12.04.2013

Sem comentários: