domingo, abril 07, 2013

Caros senhores Armando Guebuza e Afonso Dhlakama

Por Jeremias Vunjane

Chamo-me Jeremias Filipe Vunjanhe, moçambicano, de 28 anos. Nascido em Dezembro de 1984, numa das fases mais dramática e violenta da guerra que vós fostes autores e actores principais. Sou natural de Hehua ou Ébga, uma anónima e minúscula comunidade da localidade de Hamamba, situada a sensivelmente 50 km da sede do Posto Administrativo de Muxungue, no Distrito de Chibabava em Sofala. Como sabéis Muxugue foi transfomado, porordens e agentes militares vossos, na principal frente de operações de guerra, nos dias 3 e 4 de abril que mataram 9 vidas huamanas inocentes, ferindo outras quinzenas e tendo ainda forçado milhares de meus conterranos, familiares, amigos e compatriotas, a bandonarem suas casas e fazer das matas suas novas residências.

Não tenho vossos contactos telefónicos muito menos correios electrónicos  Sei que um de vocês detesta o facebook e desencoraja contundentemente o seu uso pelos jovens ainda que ele próprio tenha uma conta . Sei também que um de vocês vive numa das comunidades da Serra de Gorongosa desde o passado dia 15 de Outubro com difícil acesso a internet.

Antes de prosseguir, saibam senhores que eu nasci em em Dezembro de 1984 em condições extremamente precárias, num parto normal mas de enormes riscos para mim e para minha mãe. Pelas circunstâncias da guerra de que vós sóis co-responsáveis fui forçado a alimentar-me de papa de manga verde nos primeiros meses de vida e só pela Graça de Deus. Com apenas 8 anos fui novamente forçado a separar me dos meus pais em busca de uma educação que, vós senhores haveis me negado devido ao estrondo das vossas armas. Resisti e sobrevivi. Poderia ter sido mais um de tantos milhões de crianças e mulheres que morreram durante e depois da guerra que teimais em chamar, injustamente, ora de desestabilização ora civil que durante 16 anos matou milhões e milhões de meus e vossos compatriotas. Poderia ter sido mais um no grandíssimo univerno de moçambicanas e moçambicanos condenados ao analfabetismo e a viverem a vida inteira indignamente pelas desastrosas consequências da guerra que agora quereis retomar.

Escrevo-vos para expressar a minha profunda revolta, insatisfação, indignação e repúdio pela vossa total e completa irresponsabilidade ao permitir, 20 anos depois dos Acordos de Paz assinados no longínquo ano de 1992, Muxumgue, Chibabava, Gondola, Gorongosa, Sofala, Manica e Moçambique todo, vivam novamente um ambiente de forte tensão, de medo, de pânico, de insegurança, de incerteza, instabilidade e de guerra. Expresso igualmente meus sentimentos de pesar a todas as famílias enlutadas e votos de rápidas melhoras para todos os enfermos.

A vossa soberba e desmedida ambição pelo poder, a vossa arrogância e a vossa irresponsabilidade são inimigos do povo e do nosso País e pode novamente conduzir o Pais a uma longa e fratricida guerra de proporções desconhecidas. Ao invés de enviar três camiões e um blindado lotados de agentes da Força de Intervenção Rápida-FIR e de mobilizar ex-guerreiros da Renamo de todo o Distrito de Chibabava para a sede e matas de Muxúngue, aumentando o ambiente de forte tensão, de medo, de pânico, de insegurança, de incerteza, instabilidade e de guerra que tem resultado na deslocação de milhares de pessoas, na paralisação de aulas e de outros serviços essenciais públicos básicos, pondo em perigo milhares de crianças, mulheres, e idosos, mobilizai as vossas consciências rapidamente e usai e aproveitai o pouco de bom senso e sentido de humanidade que resta em vós para dialogarem e encontrar uma solução pacifica em beneficio do povo para que não sejais julgados e condenados exemplarmente pelo “Tribunal da História”.

Abraços fraternos e solidários
Jeremias Vunjanhe

4 comentários:

Anónimo disse...

Minha solidariedade e para todos que sofreram estes atentados nos ultimos dias da semana finda. Para o amigo tambem que descreveu asua historia de infancia.
Eu pesso a esses 2 Senhores a criarem uma atitude saudavel.

Guebuza tem arrogancia de ser da Frelimo e proprietario de Mocambique onde ele el faz e disfaz. E como tem outras propriedades fora d eMocambique nao se interessa se o seu amigo destruir o que foi construido.

Dhlakama, sente por tudo que faze para se atingir a independencia e nada se beneficio, tendo continuado no mato para combater os colonos negros malta guebaz e outros em companhia.
Fintaram lhe nos acordos de Paz comoo disse o nosso pai Chissano, hoje todo jogo que se faz Dhlakama tem menos beneficios.

A FRELIMO engana Guebaz para eles continuarem a governar mesmo na reforma.

Montaram um esquema para atingirem o Dhlakama, lembrem - se que atacaram a sua sede provincial em Nsmpula, proximo da casa dele.
Porque que naquela situacao de concentracao dos homens da RENAMO, o Governo falar com o Lider sobre o a preocupacao sem que haja uma invasao com armas e blindados.
A Frelimo esta a procura do Lider da RENAMO para o eliminar, dai que ele se apercebeu e meteu - se no mato. o perdiz pode ser domesticado mas quando o ambiente nao lhe e favoravel volta a ser selvagem.

A FRELIMO esta interessada com a eglosao de uma outra guerra no Pais para conseguirem dividendos a custa do sangue do Povo. Vamos acabar com isso

Anónimo disse...

Essa Frelimo de Corruptos nunca sassea a sua sede de roubar e sacrificar o povo. Dlakama te razao tamos cansados com abusos ehumilhacao , podes qeimar essa porcaria de Moz.

Anónimo disse...

Sr Jeremias Vunjane impressionaste-me pela abertura, clareza e frontalidade. Esses dirigentes politicos sao responsaveis pelos incidentes de Muxungue e também de Nampula. Oxala q ouçam o povo k dia apos dia clama pela paz. Eles sao teimosos e arrogantes. Guebuza ta a vontade e continua mandando as forças pra começar a guerra, os dirigentes da policia, a partir d Ministro d Interior Alberto Mondlane, continuam com arrogancia e promessa d violencia. Eu também estou nas fileiras mas estou triste c estes chefes

Anónimo disse...

Eu stou nas fileiras policiais da FIR mas caso me obriguem a matar sou capaz de nao cumprir a ordem. As ordens de matar sao desumanas, estupidas. Ainda nao descobriram k somos muitos k nao queremos saber dessa merda de guerra e dos maltratos da nossa corporaçao. Mesmo o nosso salario é miséria, agora querem k nos empobrecemos mais. O Comandant Geral Khalau, o seu Vice-Com. o Ministro Alberto Mondlane sao ditadores k nos obrigam a bater e matar manifestantes. Estou farto...