domingo, abril 07, 2013

SOCIEDADE CIVIL/ MAIS DE 20 CANDIDATOS DISPUTAM VAGA NA CNE

A disputa pelos três lugares destinados aos membros da Sociedade Civil moçambicana na Comissão Nacional de Eleições (CNE) está renhida. Pelo menos 23 personalidades apresentaram as suas candidaturas junto ao Observatório Eleitoral (OB).


Dentre os vários nomes que constam da lista do OB destacam-se o jornalista e director do semanário “Magazine Independente”, Salomão Moyana, a presidente da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabota, o Constitucionalista, Giles Cistac, e o comentarista da televisão Venâncio Mondlane.

Segundo o porta-voz do Observatório Eleitoral, sheik Abdul Carimo, o processo de auscultação pública dos pré-seleccionados os e de votação pelas organizações da Sociedade Civil, terá lugar terça-feira próxima, para se apurarem os nomes dos 16 candidatos a serem submetidos a Comissão Ad-hoc da Assembleia da Republica, o parlamento moçambicano, que irá proceder a selecção de três membros, de entre os quais um será o presidente da CNE.

No entanto, o presidente da Comissão Ad-hoc, Carlos Moreira Vasco, citado pelo semanário “Domingo” de hoje, diz que os prazos para a selecção e divulgação dos três membros da CNE serão cumpridos até porque desde a criação do seu grupo de trabalho varias tem sido as realizações, sobretudo a divulgação nos órgãos de comunicação social das várias etapas inerentes ao processo.

Fonte: AIM - 07.04.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Veremos se a arrogancia prevalecera ou se os interesses populares de Paz vencerao desta vez

Reflectindo disse...

Isso mesmo. Se alguns nomes do 20 candidatos da sociedade civil, ou estes quatro podem ser do consenso, nada será surpresa que virmos membros dos núcleos universitários da Frelimo a serem "escolhidos". Claro para irem praticar falcatruas.