terça-feira, novembro 01, 2011

Yaqub Sibindy “premiado” com cargo político

Na Comissão dos Títulos honoríficos e condecorações.

O Governo elegeu 11 membros para a Comissão Nacional dos Títulos Honoríficos e Condecorações, um dos quais Yaqub Sibindy, presidente do bloco da oposição construtiva.
O presidente do Bloco da Oposição Construtiva, Yaqub Sibindy, é, desde ontem, um dos 11 membros que passam a integrar a Comissão Nacional dos Títulos Honoríficos e Condecorações. A eleição foi aprovada, ontem, pelo Conselho de Ministros, na sua 29ª Sessão Ordinária.

Fazem parte da comissão Salésio Teodoro (presidente), Filimone Meigos, Joel Tembe, Carlos Mucareia, Esperança Sambo, Jaime Monteiro, Teófilo João, Artur Jamo, Teresa Tembo e Bernardo Moisés.
Pela sua forma de fazer oposição, na forma de Oposição Construtiva, ou seja, uma oposição normalmente à oposição e à Renamo em particular, Sibindy acabou merecendo um cargo político de confiança.
A história de Yaqub Sibindy é longa. depois de perder, sucessivas vezes, em eleições presidenciais, decidiu fazer uma oposição diferente. Actualmente, é uma das figuras da oposição, juntamente com outro “opositor construtivo”, Miguel Mabote, com lugar de destaque nos eventos de Estado, representando toda a oposição, incluindo a que tem mandato parlamentar.
Sibindy, Mabote e Massango são convidados assíduos das reuniões do partido Frelimo, sendo mais vistos em eventos do partido do poder do que a organizarem reuniões com os seus membros. No 9º Congresso, Yaqub chegou a apoiar a Frelimo com valores monetários.

Fonte: O País online - 02.11.2011

6 comentários:

Nelson disse...

Essa coisa de escovar e lamber botas tem seus frutos! Parabens Sibindy! Faltam os Massangos e companhia...

Reflectindo disse...

definitivamente claro que Guebuza é amante de escovismo e lambebotismo e a Frelimo tornou-se um grupo de indivíduos sem vergonha na cara.

Como vão querer me forcar a acreditar que existe neste governo de ARMANDO GUEBUZA quem é nomeado por competência?

Anónimo disse...

Quando o escovismo 'e pao de cada dia e os escovados acham que isso lhes faz bem, logicamnente este pa'is nao tem futuro nenhum, senao andar no escovismo. Pobreza permantente e sem sinais de combate-la, pelo, contrario se agrava, sistemas sociais degradados: educacao, saude, justica, arrogancia, etc; como 'e que um laureado neste ambiente sente-se feliz quando devia ser um protagonista na procura de solucoes que graca a nacao. Este tipo de pessoas nao merece valor solcial nenhum.

Muna disse...

É prova de que andamos todos enganados... Li e reli, apenas abanei a cabeça...

Zicomo

Reflectindo disse...

A descrição do O País sobre a história de Sibindy até ser premiado pode lembrar ao que se passa dia-a-dia lá nas províncias, distritos e localidade sobretudo com funcionários públicos.
Em Nacala-Porto, há uma organização "apartidária" chamada OCINA. Enquanto os seus líderes fossem críticos foram marginalizados na função pública. Na segunda volta das eleicões do presidente do município, eles capitularam-se, e assim alguns deles foram nomeados para membros de direcção nos seus postos de trabalho, mas sem orgulho nenhum... Mas acima de tudo, deu-me pena em ver muitos daqueles antigos colegas a lamentarem comigo.

Mas os mocambicanos têm como dizer à Frelimo que lambebotas não queremos ser.

Chaimite disse...

A Frelimo viu que duas das suas marionettes estavam agastadas e já tinham feito muito por ela e decidiu premia-las com cargos. Assim, os outros que, ou ainda estão indecisos porque não estavam seguros da recompensa ou eram realmente da oposição, ficam claros de que vale a pena lamber as botas da Frelimo porque TAL COMO A FRELIMO FEZ, A FRELIMO (quando quer) FAZ.
Pena é que não faz pelo país que, tal como testemunha o ultimo relatório de desenvolvimento humano, contrariamente ao discurso official triunfalista, vai minguando na pobreza.