quarta-feira, março 02, 2011

Líbia: Ex-ministro da Justiça vai presidir conselho nacional

Bengazi - O ex-ministro líbio da Justiça, Mustapha Mohamad Abdeljalil, vai presidir o conselho nacional de 30 membros, nomeados pelos dissidentes que controlam o leste do país, declarou hoje (quarta-feira) um porta-voz.
"O conselho nacional será presidido pelo antigo ministro da Justiça Mustapha Abdeljalil e será composto de 30 membros", disse Abdel Hafiz Ghoqa durante uma conferência de imprensa em Bengazi, a segunda cidade do país, situada a 1.000 quilómetros a leste de Tripoli.
Ghoqa deverá ser o vice-presidente desse novo órgão.
Os dissidentes ao governo do coronel Kadhafi, no poder há 42 anos, anunciaram domingo ter instalado um "conselho nacional" de transição nas cidades das quais controlam, desde o início da revolta contra o governo, a 15 de Fevereiro de 2011.
Abdeljalil havia declarado sábado no canal satélite arabe Al-Jazira que um governo de transição será formado para dirigir o país antes das eleições.
O ministro demitiu-se a 21 de Fevereiro "para protestar contra os confrontos sangrentos e usos excessivo da força contra os protestatários", segundo o jornal líbio Quryna.

Fonte: Angolapress - 02.03.2011

Sem comentários: