Polícia suspeita que o cidadão pertençe a uma rede transfronteiriça de criminosos
Noel Ibrahim, de 37 anos, de nacionalidade tanzaniana, foi interceptado no distrito de Guro, Manica, levando consigo notas falsificadas no valor de 198 mil meticais. A detenção ocorreu na última sexta-feira, quando o visado se encontrava de viagem em direcção ao vizinho Malawi.
Ibrahim foi transferido daquele distrito, que dista mais de 200 quilómetros da capital provincial de Manica, para a primeira esquadra da cidade de Chimoio, onde decorre uma investigação aturada para encontrar a fonte do processo de reprodução de moeda nacional, uma vez que até aqui ainda é uma incógnita.
A Polícia suspeita tratar-se de uma rede transfronteiriça de criminosos que pode, também, envolver, para além do cidadão tanzaniano ora detido, malawianos e moçambicanos.
Ibrahim alegou que teria sido contactado por um compatriota seu na Tanzania, cujo nome preferiu não revelar, mas que em Moçambique o dinheiro deveria ser entregue a um cidadão de nome Solano, que o encontraria no cruzamento entre as estradas nacionais 1 e 6, no posto administrativo de Inchope.
“Eu não conheço o tal Solano, apenas tinha o contacto dele. Quando cheguei, liguei tantas vezes para ele e estava sempre fora de área. Permaneci mais alguns dias tentando, mas nunca o consegui localizar. O dinheiro que me haviam dado para transporte e alojamento já estava a acabar e acabei decidindo voltar para Tanzania”, descreveu o detido.
Para além da moeda nacional, o tanzaniano levava consigo 800 dólares norte-americanos também falsificados. “Eu não sabia que tais notas eram falsas. porque já não tinha dinheiro, quando cheguei ao distrito de Guro, decidi tirar uma nota de modo a comprar alguma coisa para comer e o indivíduo que me atendeu disse que a nota era falsa, foi então que a Polícia me prendeu”, contou.
Fonte: O País online - 02.07.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário