sábado, janeiro 25, 2014

ONU cria serviço de notícias por telefone em Português

A Rádio das Nações Unidas lançou este mês nos Estados Unidos um serviço de notícias que estará em breve disponível em países de expressão portuguesa.
"São oferecidos os noticiários diários de cinco minutos para todos os países de língua portuguesa, incluindo um noticiário dedicado a assuntos africanos, e outras entrevistas e peças soltas", explicou à agência Lusa a directora da Rádio ONU em português, Monica Villela Grayley.
"São também listadas todas as informações relacionadas às Nações Unidas e notícias internacionais, como por exemplo, a crise na Síria ou a violência na República Centro-Africana e no Sudão do Sul", acrescentou a responsável.
O serviço foi lançado há menos de um mês, graças a um acordo entre o Departamento de Informação Pública da ONU e a empresa AudioNow, e, por enquanto, está apenas disponível nos Estados Unidos através do telefone +1 (712) 432-9917.
Grayley garante, no entanto, que a empresa responsável pelo serviço já "afirmou que deverá iniciar operações com telefones de países de língua portuguesa em breve".
A directora da Rádio ONU em português explica que "as notícias são produzidas por uma pequena equipa de jornalistas de rádio de vários países lusófonos que trabalham na redacção da Rádio ONU em Nova Iorque e por correspondentes de língua portuguesa na África."
A responsável diz que "para a Rádio ONU em Português é importante informar os ouvintes e utilizadores em várias plataformas num espaço multimédia", sobretudo num momento em que "o uso dos chamados smartphones sobe todos os anos entre várias faixas etárias."
O mesmo serviço está já disponível em inglês, árabe, chinês, francês, swahili, russo e espanhol.

Fonte: Lusa – 26.01.2014

Sem comentários: