quarta-feira, janeiro 22, 2014

CC rejeita protesto do MDM em Gurué

resultado duvidoso confirmado

O Conselho Constitucional rejeitou o recurso do MDM contra os resultados da eleição em Gurué, com o fundamento de que o MDM recorreu contra os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições à 4 de dezembro, quando deveria ter apelado contra o rejeição do protesto do MDM pela CNE de 28 de novembro. A CNE rejeitou o protesto MDM, porque denúncia deveria ter sido feita à Comissão Eleitoral do Distrito Gurué até 24 de Novembro, mas só foi feita em 27 de novembro.
(Acordão não 3/CC/2014 de 21 de Janeiro)
Assim, o CC não tomou em consideração os factos do caso, e a eleição muito questionável do candidato da Frelimo, Jahanguir Hussen Jusseb, está confirmada.

Após a contagem em cada assembleia de voto, foi fornecida uma cópia oficial da folha de resultados (edital) a cada um dos partidos. Somados os editais, os resultados deram a maioria dos votos para Orlando António Janeiro do MDM. Mas, quando a comissão eleitoral distrital anunciou o resultado, foi proclamado vencedor Jusseb. A contagem paralela feita pelo Observatório Eleitoral confirmou que Janeiro e MDM haviam vencido. (Veja boletim eleitoral EA-63, 12 dezembro de 2013). Com isto, o que se pode deduzir é que em algum momento durante a centralização dos resultados, houve falsificação dos mesmos. Mas o facto é que o CC nunca tomou em consideração o resultado real.


Fonte:  Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 65 - 22 de Janeiro de 2014

3 comentários:

Anónimo disse...

A CNE e CC estao abrir olhos aos partidos politicos tanto nos eleitores, nao podem pensar que apenas estao a prejudicar os partidos a recorrer mais tambem nos cidadoes que depositaram votos nas urnas, estao a criar uma ferida para o futuro, havera guerra nas proximas eleiçoes nas comiçoes distritais de eleiçoes que nem a policia vao vai aguentar.

Anónimo disse...

Isso e verdade. Esse senhores estao abrindo espaco p massacre. Seraque e possivel todas as reclamacoes nao estarem em ordem? Os orgaos publicos devem libertar se das amaras da Frelimo para o bem da nossa nacao.

Adercio A disse...

Ha orgao que na verdade nao deviam existir isto e uma vergonha deviam parar e pensar antes a um dado momento poderemos Dizer a Renamo tem toda logica e legitimidade nuque faz, com todos dados contudentes alguem esta velando pelo bem da nacao vai deliberar contra que ingenuidade. Mais uma prova deque as instituicoes funcionam por ordens de um Patrao.