sexta-feira, janeiro 31, 2014

Policia está a prender membros do MDM no Gurué

A policia deteve no inicio da noite de hoje, no Município do Guruè, quatro membros do MDM e aprisionou os documentos de uma viatura por estar a transportar membros do partido liderado por Daviz Simango.

A CNE marcou há dias a repetição de eleições para o dia 08 de Fevereiro, depois do Conselho Constitucional ter anulado as do dia 20 de Novembro, por manifesta fraude da responsabilidade dos órgãos eleitorais.

A PRM distrital deteve os membros do MDM alegando que estavam em campanha nos bairros. O MDM diz que está a fazer Educação Cívica.

Estão detidos no Comando Distrital, Vieira António Martinho (delegado do MDM no Bairro Nacuacue), Rosário Pahua (chefe do Gabinete do Candidato a edil), António João Pahua (delegado da candidatura) e Silvestre Janeiro (membro).

A notícia foi confirmada ao Canalmoz pelo presidente do MDM, Daviz Simango.

O Secretário-Geral do MDM, a partir do Guruè, disse ao Canalmoz que os seus membros estão detidos por ordem do comandante distrital, Marques Cumbaleza, sob alegação de que o MDM está a fazer campanha no Gurué, fora do período da campanha eleitoral.

Luís Boavida referiu que os membros do MDM estão efectivamente nos bairros do município do Gurué, “mas em campanha de educação cívica, a informar a população que as eleições se vão repetir no dia 08 de Fevereiro”.

“A estruturas locais do partido Frelimo sabemos que já estiveram reunidas com o comando da PRM local e já deram ordem para a policia impedir o MDM de entrar nos bairros, pelo que a Policia já está a agir”, afirmou, há momentos, Luís Boavida ao Canalmoz.

“Os nossos membros estão efectivamente nos bairros a informar a população que a votação que foi feita no dia 20 de Novembro foi anulada e vai haver votação novamente no próximo dia oito, e que todo aquele que tem cartão de eleitor tem de ir votar. Estamos a fazer educação cívica. E as pessoas estão a aderir porque não sabiam desse facto. Ninguém informou as pessoas até nós aparecermos a trazer essa informação. Essa informação já tem vários dias mas ninguém as informou até agora. As tais brigadas de Educação Cívica do STAE não estão a fazer nada. Tem ordem para não fazer nada praticamente”, conta Boavida e acrescenta: “Um carro da policia foi especificamente ao Bairro de Nacuacue para recorrer uma nossa brigada de educação cívica que estava lá a passar essa informação e foram trazidos para o comando. Estão agora lá. Os nossos juristas já estão a caminho do Guruè.”

“Eu falei com o comandante e ele diz que essa coisa de mobilizar pessoas para ir votar é exclusividade do STAE e que o partido só tem de esperar pela campanha eleitoral. Perguntei-lhe: ouviu aonde, isso? – Disse-me: “é assim aqui; aqui no Guruè é assim.”

“Este comandante é o mesmo que andou a prender, maltratar e a torturar os nossos colegas aqui, nas eleições. Agora deu ordens para a policia recolher todos os que forem do MDM. Ele disse-me que amanhã vai continuar a capturar os nossos colegas e eu disse-lhe que amanhã vamos continuar a fazer educação cívica”.

Segundo Boavida, a Policia de Transito, num outro episódio, também apreendeu os documentos da viatura do delegado do MDM na Zambézia, alegando que não pode andar a transportar pessoas enquanto não apresentar uma declaração a dizer que são membros do MDM.


Fonte: Canalmoz in Diálogo sobre Mocambique - 31.01.2014

Sem comentários: