terça-feira, janeiro 21, 2014

RENAMO avança em Moatize com armamento renovado

Homens com idade avançada, fortemente armados e com equipamento novo. Assim é descrito o efetivo militar, alegadamente da RENAMO, que avança pelo distrito de Moatize, na Província de Tete, onde estão as principais empresas multinacionais que exploram carvão mineral em Moçambique.

Homens armados, alegadamente vinculados à RENAMO, estariam acampados no distrito onde estão localizadas multinacionais extratoras de carvão mineral em Moçambique. Governador de Tete cancelou visita de trabalho à região.

Conforme informações apuradas pela reportagem da DW, ainda não há registo de confrontos, mas algumas famílias já fogem da região, com receio de um ataque das forças governamentais.

Ao mesmo tempo que estaria ocupando posições estratégicas no Norte, a RENAMO recua na ideia de cessar-fogo durante as negociações. O Governo moçambicano também demora a responder sobre a composição da equipa de mediadores do conflito que já dura quase um ano.

Convivência pacífica

Aparício José Nascimento, que é jornalista e proprietário do Malecha, periódico que circula na região de Moatize, confirmou a presença de cerca de 50 homens da RENAMO na região de Ncondedze desde o dia 17 de Janeiro. “Estão a 110 quilómetros da vila-sede, perto do Malawi.”

Conforme informações de Nascimento, o Governador de Tete, Paulo Auade, cancelou, no último domingo (19/1), a visita de trabalho a Moatize, onde iria proceder a entrega de uma Ambulância ao Centro de Saúde Local.


O jornalista diz que os homens armados convivem de forma pacífica com a população. Pedem comida e garantem que não pretendem fazer mal à comunidade, mas exigir paridade na CNE e a realização de eleições gerais previstas para este ano.

“Péssimo para os negócios”

Nkondedzi é uma área rica em ouro, o que atrai garimpeiros das proximidades. Além disso, está localizada na região onde está parte do carvão mineral que atrai os investidores internacionais.

Recentemente, a empresa inglesa Nkondedzi Mining começou a fase de exploração na região. Ragendra de Sousa é economista e não tem dúvidas que a presença de homens armados é prejudical para a economia.

“É preocupante porque aumenta o risco da realização do investimento. Sendo homens armados, as seguradoras não pagam qualquer estrago que aconteça”, diz o economista.

Rendra de Sousa acredita que as grandes empresas mineiras na região, como Vale e Rio Tinto, têm os seus serviços de inteligência, o que lhes permite esforços de prevenção.

Mas lembra do que a RENAMO é capaz e alerta: “em termos de guerrilha, [a RENAMO] tem uma eficiência marcável. A presença dela em Ncondedze é extremamente mal para o ambiente de negócios.”

Armamento renovado

Nascimento garante que os homens da RENAMO estão preparados para eventuais confrontos. “Ontem apuramos que eles têm armas novas, botas novas e coletes novos. Tudo o que têm lá é novo. Se tem apoio externo, não apuramos. Não há jovens por lá, são acima de 50 anos”, explicou. 

Conforme informações do jornal Malecha, o Governo Provincial reforçou o efectivo no quartel da guarda de fronteira ainda no fim de semana com a Força de Intervenção Rápida (FIR) e a Força Armada de Defesa de Moçambique (FADM).

Além da fuga da população local, garimpeiros também começam a deixar o povoado de Lizinge.

O jornal publica que algumas pessoas encontram-se na unidade sanitária da região, local apontado como seguro. A presença do efectivo da RENAMO, conforme publica o Malecha, interompeu a Campanha de Pulverização Interdomiciliária.


Fonte: DW.DE – 21.01.2014

3 comentários:

Anónimo disse...

Alo Mocambique, recordam dos lambe botas de Guebas, quando comecou a guerra vulgo tensao politico militar, oi que nomenclatura nova designar a guerra, sempre duvidaram da logistica da RENAMO, so que coitados por que nasceram depois da Guerra dos 16 anos. E agora onde e que a Renamo consegue esse fardamento armamento. Sr presidente Guebuza escuta a voz do povo. O povo n quer guerra. Por favor responda o povo ou nao esta a conseguir parar mais a Guerra diga o povo.

Afro-NewEra disse...

Caro anonimo...os nossos lambebotas sao a especie mais vil que se conhece nos ultimos tempos. Esses pseudo-doutores e quejandos na verdade ainda nao atingiram a verdadeira evolucao para o homo sapiens sapies, se nao vejamos:

Denotam uma pornografica falta de simples leitura muito menos duma analise, possivelmente passam a maior parte do tempo ingerindo alcool e ou dispojando se em sexo selvagem, pois nao e` admissivel que hoje na era de informacao eles denotem falta de conhecimento elementar e ainda vao aos medias para exibirem a sua mediocridade sem o minimo de vergonha.

Eu nao sou nenhum doutor, sou apenas um jovem que nasceu na decada de 80 na provincia de inhambane e infelizmente senti o inferno da guerra pois parte da minha familia foi vitima, foi apartir dai que me interressei em compreender a filosofia da guerra. Investiguei acerca das guerras que houveram em todo o mundo, desde as guerras medievais, do imperio romano ate dos tempos modernos(I e II guerra mundial)assim como guerras imperialistas. O que pude aprender nessa minha pesquisa e` o seguinte:

1. NUMA GUERRA NAO EXISTEM AMIZADES ENTRE DIRIGENTES NEM ENTRE ESTADOS MAS APENAS INTERRESSES;

2. QUE SEMPRE EXISTEM PAISES/INDIVIDUALIDADES OPORTUNISTAS E INTRIGUISTAS;

3. QUE OS INSPIRANTES A POTENCIAS (NESTE CASO OS BRICS - BRAZIL, RUSSIA, INDIA CHINA E AFRICA DO SUL) NAO EXITAM/EXITARIAM EM FINANCIAR OS DOIS LADOS EM CONFLITO PARA PODEREM TIRAREM O MAXIMO PROVEITO DOS RECURSOS ENQUANTO NOS MATAMOS UNS AOS OUTROS PARA DEPOIS DO FIM DO CONFLITO NOS APRESENTAREM UMA FACTURA ENORME E DESTA FORMA HIPOTECARIAMOS TOTALMENTE OS NOSSOS RECURSOS.

4. PARA O NOSSO CASO POR EXEMPLO O BRASIL PODE DURANTE A NOITE OFERECER MEIOS A PROPRIA RENAMO PARA EXPLODIR A VALE PARA DEPOIS PEDIR AO GOVERNO UMA REPOSICAO DOS PREJUIZO POSSIBILITANDO DESTA FORMA MAIS TEMPO DE EXPLORACAO (VIDE O MOBIL QUE LEVOU A RUSSIA INVADIR A POLONIA - EXPLODIU A SUA PROPRIA VALIOSA EMBARCACO JUNTAMENTE COM OS SERES HUMANOS QUE LA SE ENCONTRAVAM)...OS EXEMPLOS SAO TANTOS QUE NAO VALE APENA AQUI ENUMERA-LOS NA TOTALIDADE.

Agora o que nao entendo e` poque esses senhores nao equacionam esses factos historicamente comprovados, e para ja' onde acham que a RENAMO apanhou esse equipamento NOVO?

E' deveras preocupante o comportamento de lideres africanos, sinceramente comportam se infatilmente. Sao INFATIS sim pois por exemplo o Guebuza e seus lambebotas ainda nao tem MENTE suficientemente MADURA, para perceberem que mais vale matarem os seus EGOS em beneficio de todos os mocambicanos desta geracao assim como dos mocambicanos das proximas geracoes, ao agirem assim entrariam nas paginas da historia deste pais duma forma muito bonita e inspiradora e seriam considerados verdadeiros sabios, ao inves de se preocupar em orgulho INFANTIL sem utilidade nenhuma e com potencial de hipotecar a nossa independecia, orgulho, riqueza e sobrevivencia.


Ps1: Sou analista quimico de formacao e trabalho como tal numa, mas sempre me interressei pela historia, pelos assuntos sociais no geral.

Ps2: Fico muito triste quando vejo certos mocambicanos a serem adjectivados de ANALISTAS, sou muito sensivel a essa PALAVRA pois durante a minha formacao compreendi que ser ANALISTA nao e' uma tarefa para qualquer um, o analista e' extremamente metodico, persistente, no exercicio do seu oficio entrega se por inteiro ao fenomeno a investigar, usa metodos criteriosos, suporta se tambem em matematica/estatistica...mas nao e' o que vejo no dia a dia nos nossos media...

JOSÉ disse...

Os lammebotas e falsos analistas nao teem escrupulos em levar o Pais para a Guerra!