terça-feira, janeiro 28, 2014

Activista anti-apartheid é candidata à presidência na África do Sul

O principal partido de oposição da África do Sul, Aliança Democrática (AD), anunciou um acordo com o partido Agang e a escolha da activista Mamphela Ramphele para a corrida às presidenciais deste ano, contra o ANC.  


Viúva do herói da consciência negra e mártir da luta contra o apartheid, Steve Biko, Mamphela Ramphele é conhecida pelas críticas à democracia sul-africana e vem romper com as acusações feitas à AD, de que é um partido demasiado “branco”.

Mamphela Ramphele, de 66 anos, fundou o partido Agang, em 2013, mas antes disso já tinha tentado negociar a sua entrada na Aliança Democrática. A líder da Aliança Democrática, Helen Zille, afirma agora que "não havia melhor pessoa" para liderar a corrida eleitoral.

Os dois líderes dos dois partidos disseram que estavam unindo forças para trazer unidade à África do Sul - a "unidade pela qual Madiba [Nelson Mandela] lutou."

As eleições estão marcadas para o segundo trimestre. O partido ou coligação que conseguir a maioria na Assembleia Nacional ganha a presidência.

Fonte: Lusa - 28.01.2014

Sem comentários: