quinta-feira, janeiro 23, 2014

Aparente dificuldade das FDS pode obrigar a região a mandar tropas

Deterioração da situação politico/militar no país

- Apesar de não ter sido ainda feita qualquer declaração de guerra, a África do Sul terá já consultado as autoridades moçambicanas sobre a possibilidade e necessidade de envio e instalação, no país, de um contingente da African Capacity for Immediate Response to Crisis, segundo escreve o Africamonitor.


Com o cenário de cada vez deterioração da situação politico/ militar no país, caracterizado por confrontação armada quase permanente, particularmente nalgumas regiões da província de Sofala, está, a cada dia que passa, a aumentar o nível da atenção e preocupação internacional em relação a realidade moçambicana.

Nisto, a África do Sul, que tem uma extensa linha fronteiriça com Moçambique, terá já entrado em contacto com as autoridades moçambicanas no sentido de abordar o possível envio de um contingente militar no âmbito das actividades da African Capacity for Immediate Response to Crisis (ACIRC), segundo avança na sua última edição o Africamonitor intelligence. “A África do Sul, agindo aparentemente ciente de que o regime de Moçambique se encontra “em dificuldades” terá consultado as autoridades moçambicanas tendo em vista a instalação no país de um contingente da ACIRC (African Capacity for Immediate Response to Crisis - Capacidade Africana para a Resposta Imediata a Crises) criada por sua iniciativa com a adesão de outros países africanos como Uganda, Tanzânia, Etiópia, Argélia, Angola, Chade, Gana, Níger e Sudão”- escreve o africamonitor.

De acordo com o africamonitor, as autoridades sul africanas “vêm num conflito interno em Moçambique indesejáveis riscos de contágio regional”.

Fonte: Media fax – 22.01.2014

4 comentários:

Anónimo disse...

Um ambicioso sempre criou formas de tirar o proveito. Sera eles so querem ajudar? Temos que lembrar que na guerra de 16 anos a RSA ajudou muito o nosso inimigo.

Anónimo disse...

Na guerra dos 16 anos o governo sul africano tava na gestao da raca branca e o governo do dia ta nas maos do povo. Sul africano por ixo não podemos confudir,

Mas tems umas resposta sobre esta gurra e e a sgte:
-um ladrao. Pode roubar a sua propria camisa caso não consiga algo p robar. Gubuza para d enganar o povo, Dlakama para de usar o povo como animais nos querems a PAZ

Anónimo disse...


AFRICA DO SUL DEVE INTERRAGIR COM PRESIDENTE GUEBUZA A ACEITAR PARIDADE.
AFRICA DO SUL NÃO PODE AGITAR MOÇAMBIQUE PARA MATAR O PRESIDENTE DA RENAMO. É BOM QUE OS GOVERNANTES AFRICANOS TENHAM A SENSIBILIDADE HUMANA. OS ATAQUES QUE PROLONGAM EM MOÇAMBIQUE, TEM COMO CULPADO O PRESIDENTE GUEBUZA QUE NÃO ACEITA A PARIDADE. NOTEM QUE MESMO AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2013, A FRELIMO MOSTROU UMA GRANDE VERGONHA, MOVIMENTAÇÃO DA FIR, NOS POSTOS DE VOTAÇÃO

Anónimo disse...

eu sabia k a pexoas k xtao a ajetar PR para nao aceitar paridad ixo td é por causo d carvao, ouro, hcb, etc.
Assim k eles morrer moz vai ficar cm dividadas.