segunda-feira, março 04, 2013

Nacala: antes era assim e, tudo indica vai continuar!


Reflexão de Adelino Buque
Existem várias formas de encarar os acontecimentos de Nacala, o carismático líder da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, dizia de forma recorrente que “quando dois elefantes lutam quem sofre é o capim" , mas existe também um ditado antigo popular que diz "a corda parte sempre pelo lado mais fraco". No caso de Nacala, onde, assumindose assim ou não, o facto é que, duas instituições do Governo andaram de costas voltadas por causa do imbróglio, nomeadamente, o Ministério de Planificação e Desenvolvimento e o Ministério de Defesa Nacional.

Perante esta luta de gigantes, nada mais "justo" que sacrificar o peão de Nacala. Chale Ossufo foi encarregue de sentenciar a Ministra de Administração Estatal Carmelita Namashulua, ela, que é, chefe do Chale Ossufo, curioso hem!
A sentença foi dada após uma visita de trabalho e encontro com o Governo de Nacala e o Conselho Municipal local e a Ministra de Administração Estatal,  Vices de Defesa Nacional e Transportes e Comunicações, para não azedar o ambiente, propositadamente, excluiu-se o MPD, como fiz referência atrás, Carmelita Namashulua encarregou se da leitura da sentença.
Infelizmente para a sociedade em geral e, para os lesados em particular, não se conhece a opinião do Edil de Nacala sobre este imbróglio. Sabe-se que, fazendo fé à comunicação social presente, no fim do encontro Ossufo era um homem triste e contrariado e não falou aos órgãos de comunicação social, claro!
Depois da sentença sobre o caso Nacala, há que exigir responsabilidades e ressarcir os prejudicados, no caso, os investidores de Nacala, sobretudo aqueles que, com o DUAT entregue pelo Município com prazos definidos para a realização de empreendimentos, assim agiram e, hoje não poderão fazer o usofruto dos seus bens imóveis. Na incapacidade de resolver este caso através do Edil de Nacala, teremos de responsabilizar o Ministério de Administração Estatal, entidade que tutela os Municípios no nosso país, de acordo com o ordenamento jurídico sobre as autarquias.
Salvo melhor entendimento, o assunto é sério de mais, não se resolve somente com a indicação de que o Município atribuiu DUATs em lugares errados sem consulta prévia à Defesa, e depois!
É importante que, a mesma comissão encabeçada pela Ministra de Administração Estatal determine a sorte dos empreendimentos e indique claramente onde o Edil pode administrar e onde não deve, em termos territoriais.
Aos investidores de Nacala devem exigir a garantia de que os seus empreendimentos não serão embargados e nem violados os seus direitos. É preciso que haja garantias de que os espaços a ceder estejam de facto livres e não serão reclamados por nenhuma outra entidade.
Por outro lado, existem impactos sociais derivados da medida de embargo. A comunicação social fala de três mil empregos perdidos. Se considerarmos que nas nossas estatísticas uma pessoa alimenta cinco dependentes, signifi ca que perto de 15 mil pessoas estão a serem afectadas directamente pela medida tomada. Isto é muito grave!
O governo deve, igualmente assumir o impacto social desta medida que, na minha opinião, é resultado de falta de comunicação institucional.
Escuso-me de falar do impacto político desta medida, embora consciente que existirá!
A lição deste imbróglio todo é que, sempre a corda parte do lado mais fraco, foi assim antes e tudo indica que vai continuar assim, no caso em apreço, Chale Ossufo é, por excelência, a parte mais fraca dos gigantes que se degladiam. Tenha paciência Chale Ossufo.
PS: Dedico esta reflexão, ao Presidente do Município de Nacala, Chale Ossufo e encorajo-o a levantar a cabeça porque, certamente, amanhã será outro dia, diferente de hoje.
Fonte: Correio da Manhã – 04.03.2013

2 comentários:

V. Dias disse...

Este Buque parece estar a perceber que o tempo da Frelimo está a acabar.

Ultimamente escreve coisas com lucidez mental.

É caso para dizer que nunca é tarde, senhor Buque.

Mas, "A coerência para quem não se ´atrela´ e ´acorrenta´ aos bens materiais chega a funcionar como uma via-férrea."

Zicomo

Abdul Karim disse...

Selecionador,

Nao demora muito com os 10 mandamentos,

Porque ha segunda-mao da primeira eliminatoria do Gabinete do Primeiro Ministro,

Queremos ganhar limpo, com 10 mandamentos das Rolas, em suporte as idosas Mocambicanas, e desmobilizados.

Mais uma coisa, ia me esquecendo, Voces do Banco Mundial, estao a dizer que nos devemos US$ 4.000.000.000.00 entao nao 'e PJ que vos deve, nao 'e ? se continuarem a desprezar-nos, hao de ir buscar os Vossos US$ 4.000.000.000.00 com aqueles indivíduos que assinaram os documentos,

Ate porque Vocês dizem que foi pra saúde e educação, nao 'e ?

O Banco Mundial deu saúde e educação em Moçambique ? e depois de Vocês darem esse dinheiro ficamos em 4 pior em IDH ? e ainda desprezam ao PJ ?

Quanto 'e que Voces taxaram com chefes ? e quanto 'e foi mesmo pra Educação e Saúde ? ou andam a financiar espancadores de idosos ?

Ja viste quando Big Brother fica nervoso, ja nao que bêbados na ONU, depois sao Voces, todos babados pra fora. espera um pouco so pra veres.