segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Soldado desconhecido com monumento em Quelimane

Um Monumento em memória ao soldado desconhecido será erguido este ano pelo governo municipal da Cidade de Quelimane.

O edil da urbe, Manuel de Araújo, que revelou o facto durante as celebrações do 3 de Fevereiro, dia dos Heróis Nacionais, disse que a iniciativa visa reconhecer, com a devida vénia, a todos os soldados que com garra, determinação e tenacidade alienaram a sua juventude para integrar o movimento que libertou o país do jugo colonial.

Segundo o autarca, neste momento existem moçambicanos que deram a sua juventude pela causa nacional, sobretudo participando na luta armada, mas que não estão a ser reconhecido e a historiografia política do pais ainda não reservou um lugar para eles e nem estão a ser exaltados.

Manuel de Araújo referiu que o processo para a construção do Monumento ao Soldado desconhecido está numa fase bastante adiantada e dentro de poucos dias poderá ser submetido à Assembleia Municipal para a sua aprovação. Não revelou o valor a ser aplicado para as obras mas afirmou que é preciso reconhecer que no contexto do movimento libertador da pátria moçambicana houve muita gente que lutando de diversas formas trouxeram a independência de que hoje os cidadãos nacionais estão a desfrutar.
O edil de Quelimane reservou uma boa parte do seu discurso para falar de figuras políticas que não estão a ser exaltadas apesar do seu contributo no processo de luta de libertação nacional, nomeadamente, Joaquim Maquinal e o reverendo Urias Simango, entre outros.
Na ocasião falou igualmente de Eduardo Mondlane, o arquitecto da Unidade de Nacional que passando por varias vicissitudes e perseguições do sistema colonial soube olhar a frente com esperança e gizar a união dos moçambicanos para conquistar a independência que libertou o homem e a terra do jugo colonial.
Entretanto, o governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, que orientou a cerimónia central a nível da província que teve lugar em frente ao Monumento Erguido em Memória aos Heróis Moçambicanos na Cidade de Quelimane disse que os novos heróis são todos os cidadãos que com o seu trabalho lutam para acabar com a pobreza. Segundo ainda Veríssimo, foi através dos ideais de Mondlane e outros heróis que os moçambicanos se inspiraram para trabalhar para o desenvolvimento socioeconómico do pais, construindo infra-estruturas sociais e criando oportunidade de emprego para os cidadãos.
Estiveram presentes na cerimónia, membros do governo provincial, governo municipal, partidos políticos, confissões religiosas e os munícipes da Cidade de Quelimane. As confissões religiosas rezaram para as vítimas das inundações que assolam algumas provinciais do país e pediram maior solidariedade aos afectados.
Alias, a edilidade de Quelimane, decidiu, durante o decurso da festa de Carnaval edição 2013 que arrancou sábado criar um lugar para a deposição de apoios para as vítimas das inundações no país. Os discursos dos governantes asseveraram muito a questão da solidariedade para com as vítimas das cheias e inundações, não só na província da Zambézia bem como outras regiões do país.

Fonte: Jornal Notícias - 05.02.2013

Sem comentários: