A Agência Sueca de Cooperação Internacional (ASDI) aprovou um donativo no valor de 88,6 mil dólares americanos para apoiar as vítimas de cheias em Moçambique.
O donativo foi aprovado em resposta a um pedido da Cruz Vermelha Sueca, organização que vai intervir através da sua congénere moçambicana – a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) – no apoio às pessoas afectadas pelas cheias em diversas províncias.
Um comunicado de imprensa da Embaixada da Suécia em Moçambique, refere que o apoio será dirigido a grupos vulneráveis, como órfãos, famílias chefiadas por mulheres, mulheres grávidas, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com doenças crónicas.
A intervenção humanitária fez um levantamento no terreno, tendo apurado a necessidade de assistência no abastecimento de água, saneamento, saúde, protecção e abrigo.
"A intervenção tem um prazo de seis meses, concentrando-se primeiro nas necessidades imediatas, tais como cobertores, enlatados, redes mosquiteiras, informações sobre higiene e água potável”, acrescenta a fonte.
O comunicado indica que na segunda fase da assistência, a intervenção incidirá sobre as necessidades de longo prazo, incluindo a restauração de meios de subsistência e reforço de mecanismos de defesa e resistência da comunidade.
Refira-se que várias regiões de Moçambique debatem-se com as cheias em consequência das chuvas que fustigam o país desde Outubro, e que já causaram a morte de mais de cem pessoas.
Estima-se que as cheias afectaram mais de 200 mil em todo o país.
(AIM)
MM/SG
Fonte: AIM - 18.02.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário