quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Mugabe completa 89 anos e considera permanência no poder uma tarefa divina

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, que está no poder desde 1980, completou nesta quinta-feira 89 anos, e considera que a sua permanência à frente do país é um "dever divino". Em declarações publicadas pelo jornal estatal The Herald, Mugabe disse: "Esta é a tarefa que o Senhor me encomendou entre o meu povo, e aceito-a. É um dever divino".
O líder zimbabweano também lamentou que muitos dos seus contemporâneos mais próximos tenham morrido. "O Senhor quis que eu continuasse. Por que todos os meus amigos e familiares se foram e eu persisto? Não é minha escolha. É Sua escolha. Uma dolorosa escolha", afirmou Mugabe.
"O Senhor quis que sejamos zimbabweanos no nosso próprio país com direitos de propriedade sobre os nossos próprios recursos, com capacidade de defender esses direitos dos quais alguns querem nos privar", disse Mugabe, referindo-se à chamada política de "indigenização" iniciada há mais de uma década e que representou a desapropriação de muitas terras e empresas, incluindo minas, que até então estavam em poder da população branca.
O presidente zimbabweano fez estes comentários durante uma festa no Palácio Presidencial na qual os membros do governo lhe oferecertaram vários presentes, como 89 cabeças de gado (uma por ano vivido) entregues pelo chefe do Banco Central do Zimbabwe, Gideon Gono.
Em setembro de 2011, um documento vazado pelo site Wikileaks e publicado pela imprensa zimbabweana revelou que Mugabe sofria de um cancro e poderia morrer em 2013. Segundo este documento, que se refere a uma conversa registada em 2008, Gideon Gono, que já estava no seu actual posto, falou ao então embaixador americano em Harare, James McGee, sobre a doença, e que Mugabe tinha mais cinco anos de vida.
No entanto, o líder máximo zimbabweano está resolvido a concorrer a mais um mandato em disputa contra o actual primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), numa eleição ainda sem data estabelecida, mas que espera-se que seja realizada em julho.
Uma pesquisa divulgada quarta-feira no país indicou que o partido de Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (Zanu-PF), tem 33% das intenções de voto, contra 32% do MDC.
A festa oficial de aniversário de Mugabe será realizada no dia 2 de março na cidade de Bindura, no nordeste do país, e nela a ala jovem da Zanu-PF espera arrecadar 700 mil dólares.
O MDC de Tsvangirai compartilha o poder - num governo de união nacional - com a Zanu-PF de Mugabe há quase quatro anos. Após as violentas eleições de 2008, nas quais morreram 200 pessoas, os dois partidos assinaram um tratado para a formação de um governo de coligação.
Mugabe governa o país desde a independência do Reino Unido, em 1980, até a criação do citado governo de coligação, em 2009.


Fonte: Rádio Mocambique - 22.03.2013

3 comentários:

V. Dias disse...

Concordo com o débito de Mugabe.
Alguém já parou para pensar quantos anos têm a rainha da Inglaterra no trono? Ou a jogada política na Rússia ou em Israel ou mesmo em Timor-Leste? No dia em que Mugabe morrer, o povo zimbabweano voltará à escravatura.
Zicomo

Nelson disse...

Granda libertador Mugabe. Meu xará de mês de aniversário. Se tudo tem a ver com o mês de nascimento eu vou ver se mudo o meu mès de nascimento. Não quero acabar com uma espinhosa missão nas costas como ele.

Reflectindo disse...

Mugabe deve não ter ouvido que o Papa resignou.