quarta-feira, fevereiro 20, 2013

“Temos licenciados a dar aulas a outros licenciados, isso é muito grave”

O vice-ministro da Educação, Arlindo Chilundo, responsável pelo ensino superior, reconhece a insuficiência de professores com níveis adequados para exercer a docência nas universidades nacionais, assegura que o Governo já aprovou instrumentos que visam dar a volta à situação a breve trecho. Eis uma parte de uma entrevista que pode ver esta noite na íntegra na STV.

As instituições de ensino superior, em particular as universidades, são caracterizadas por três objectivos fundamentais: o ensino, a investigação e a extensão. Ora, as instituições públicas de ensino superior não só reduziram, consideravelmente, os seus orçamentos como não conhecem, há muito tempo, um incremento de investimentos para a investigação e extensão. O que está a acontecer?

Não há nenhum desinvestimento. Pelo contrário, há investimentos maciços. Estamos, neste momento, num processo de formação do corpo docente, sobretudo ao nível de doutoramento, mas também ao nível do mestrado. Só a partir do momento em que tivermos os nossos docentes com uma formação académica máxima para que possam dar contributo como investigadores e docentes é que poderemos falar numa instituição académica normal. O que tem estado a acontecer no subsistema do ensino superior é que temos muito poucos doutores e mestres. Temos muitos mais licenciados a darem aulas e não podemos esperar nenhuma investigação com docentes que sejam simplesmente licenciados, outros são assistentes, ou ainda assistentes estagiários. Ler mais

Sem comentários: