sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Dirigente da Frelimo sequestrado no centro de Moçambique, Renamo nega envolvimento

A polícia de Marínguè, centro de Moçambique, deteve quatro supostos membros da Renamo por alegado "sequestro e tortura" do primeiro secretário local da Frelimo, no poder, mas a oposição garante que se tratou duma "retaliação popular".

Mateus Mazibe, porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Sofala, disse à agência Lusa que os homens da Renamo, encarcerados desde quinta-feira, terão sequestrado e espancado "brutalmente", durante quase 12 horas, André Madumane, secretário da Frelimo, e que a motivação ainda está por apurar.
"O secretário foi sequestrado e espancado com recurso a paus numa machamba (horta) no meio da mata, das 19:00 de quarta-feira até às 6:30 da quinta-feira, quando foi resgatado pela polícia", disse Mazibe, assegurando estar em curso a instauração do processo que vai esclarecer as motivações.
Devido à gravidade dos ferimentos, Madumane foi, na quinta-feira, transferido do hospital rural local para os cuidados intensivos do Hospital Central da Beira. A sua situação clínica não foi divulgada.
Em declarações à Lusa, Horácio Cavalete, chefe da mobilização da Renamo em Sofala, assegurou que o sequestro e tortura do secretário da Frelimo resultou de uma "revolta e retaliação popular", que se insurgiu contra as "perseguições" do partido no poder às filiações políticas na oposição.
"A população de Gravata (Marínguè) agrediu o secretário da Frelimo depois que este amarrou o irmão do delegado político da Renamo na sua própria casa. Então, a população revoltou-se para parar o hábito das perseguições que sofria", explicou à Lusa Horácio Cavalete, negando estarem envolvidos membros do seu partido.
Uma delegação da Renamo deverá deslocar-se hoje a Marínguè para se inteirar da prisão dos seus supostos membros.
André Madumane foi um quadro sénior da Renamo em Marínguè, distrito que foi sede da base da Renamo nos últimos anos da guerra civil. Esta formação ainda mantém homens armados na sua antiga base militar.
Madumane abandonou a Renamo e filiou-se na Frelimo há sensivelmente cinco anos e, segundo escreve hoje o jornal eletrónico Mediafax, desde essa altura é considerado persona non grata pela Renamo.
AYAC // MLL.
Fonte Lusa - 08.02.2013

Sem comentários: