domingo, fevereiro 03, 2013

MDM minimiza falta de comida em Chókwè

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), procedeu ontem, a entrega de vários productos de primeira necessidade, às famílias vítimas das cheias, no centro de acolhimento de Chiacalane, distrito de Chókwé. Um total de 08 (oito) toneladas de produtos, que variam desde o arroz, farinha, óleo da cozinha, sabão, açúcar, entre outros.

O partido, abraçou a causa pelo simples espírito de solidariedade, tendo em conta que cerca de 75 mil pessoas encontram-se aglomerados no centro de Chiacalane, sem condições desejáveis para a sobreviveria, provenientes de diversos bairros do distrito de Chokwé e Xai-Xai.
A título de exemplo, perto de dez mil pessoas abandonaram os centros de acomodação, em Chókwè, ignorando assim os insistentes apelos do governo no sentido de ali permanecerem até novas ordens, em função da calmia ou não da situação das chuvas que assolam a região.
Parte destas pessoas estão desprovidas de meios de subsistência e para sobreviver recorrem ao consumo de produtos deteriorados retirados dos armazéns que também não escaparam a fúria das águas.
Trata-se de arroz, farinha de milho, açúcar, bolachas, óleo alimentar e outros produtos, misturados com lama e resíduos sólidos provocados pelas cheias, para o consumo.
O problema preocupa o sector da saúde, que apela a intervenção urgente da polícia, autoridades municipais e outros estratos sociais, para travar este mal que pode provocar várias
doenças.
Em Chókwè, estima-se em mais de dez mil pessoas que regressaram voluntariamente para as suas casas, em diferentes bairros daquela autarquia, mas as autoridades sanitárias da província continuam a lançar apelos para o não regresso da população, antes da criação de mínimas condições de saneamento.
Refere-se que o acto da entrega formal dos produtos, foi testemunhado pelo Director provincial do Instituto Nacional de Gestão e Calamidades (INGC) e o Administrador de
Chókwé.

Fonte: Expresso Digital – 01.02.2013

Sem comentários: