segunda-feira, fevereiro 04, 2013

INTERROMPIDA CIRCULAÇAO DE COMBOIOS NO TROÇO MONAPO - NACALA

A circulação de comboios na linha Nampula-Nacala está interrompida desde a madrugada de Sábado último em consequência da chuva intensa que se abateu sobre aquela província do norte de Moçambique, com particular incidência no distrito de Monapo, matando também pelo menos um menor.


O jornal “Diário de Moçambique” indica que a interrupção verifica-se no troço Monapo-Nacala, onde a linha se encontra suspensa já que uma boa parte da estrutura de terra não resistiu à corrente da chuva, acabando por ser arrastada.

Como medida cautelar, as autoridades responsáveis pela circulação de comboios na linha do Norte decidiram parar com os escoamentos de bens nos dois sentidos, até que se reponha a estrutura no local danificado.

Fonte do Corredor do Desenvolvimento do Norte (CDN), entidade gestora da ferrovia, confirmou a ocorrência e disse que tal aconteceu no quilómetro ´66-300´.

A fonte precisou que desde o registo da ocorrência, técnicos da empresa estão no terreno a trabalhar para que no mais curto espaço de tempo a linha seja reposta.

A fonte não revelou os prejuízos que esta interrupção vai causar aos cofres da empresa, bem como na economia da região em geral sabido que aquela linha desempenha papel importante na vida não só das províncias de Nampula e Niassa, como dos países vizinhos, nomeadamente, Malawi e Zâmbia, que a usam para o escoamento de carga pelo porto de Nacala.

Dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Nampula, indicam que a chuva que caiu na madrugada de sábado no distrito de Monapo causou a morte de um menor, de dez anos de idade, e ferimentos ligeiros a outro cidadão.

A criança morreu quando a parede da casa onde residia desabou.

Isabel Cavo, porta-voz do INGC em Nampula, revelou que ainda no distrito de Monapo há o registo, até sábado, da destruição de 238 casas de construção precária, facto que remete as respectivas famílias à situação de vulnerabilidade.

Fonte: AIM - 04.02.2013

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