quinta-feira, novembro 01, 2012

Questões para o diálogo em Gorongosa?

Da entrevista com o General Hermínio Morais lê-se:

“Guebuza tem de acabar urgentemente com a exclusão as Forças Armadas. Tem de acabar com as manobras com o Pacote Eleitoral. Tem de acabar com a FIR (Polícia de Intervenção Rápida) como exército da Frelimo. Temos de ter no País uma polícia apartidária.
Guebuza tem de acabar com a partidarização do Aparelho do Estado. Tem de acabar com a exclusão dos funcionários, que tem sido prática contra os que não são membros do partido Frelimo. Tem de acabar com a partidarização das Forças de Defesa e Segurança.
As Forças de Defesa e Segurança são do Estado. As Forças de Defesa e Segurança não são do partido Frelimo.
Os tribunais têm de ser independentes.
Tem de acabar a partidarização da Justiça. Tem de acabar a indicação de juízes por indicação partidária.
Na Justiça tem de prevalecer a formação e habilidade jurídica.
Os juízes têm de deixar de ser nomeados pelo Governo do Dia.
Tem de acabar as células do partido Frelimo ou de outro partido qualquer nas instituições do Estadoe nas  repartições públicas”, concluiu o general Hermínio Morais na entrevista exclusiva que concedeu na segunda-feira, 29 de Outubro, ao Canal de Moçambique.
(Canal de Moçambique).
 

Nota: Leia na íntegra a entrevista com o General Hermínio Morais versão impressa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com isso tudo foi tudo dito bem direitinho, para resumir tudo o Guebuza tem que acabar com si mesmo, deixar o poder e dar ao Vovo Fhakama, caso contrario havera guerra. Vovo Dhakama esta farto, essa coisa de perder e perder sempre e batota, ate no futebol nem sempre ganha a mesma equipa, as vezes e benfica as vezes porto, mas em mocambique sempre ganha a frelimo, Xiiiipa, isso e de mais. ou a frelimo esta a fazer batota nisto, ou o povo tem medo de votar no vovo Dhakama.Ha que acabar com isso povo, se nao o vovo vai comecar a guerra de novo, temos que votar nele para acalmar o vovo. Ele ja ha muito devia ser presidente, se a frelimo lhe desse chanse para pelo menos uma vez ganhar. Ele esta a receber golpes contudentes em cada eleicao, as eleicoes sao para o povo escolher, eu nao me importo, Dhakama tambem merece. Xhiipa, o homem tambem tem direito, nao compreendo porque o povo nao quer votar nele, dar lhe uma chance cada pessoa tem uma chance mas o Dhakama, nao. Porque? ele tambem e filho do povo e merece coitadinho, nos dirigir. No mundo a diferents tipos de pessoas, uns fazem negocios, outros sao enfermeiros outraos alfaites, serventes de mesa. O Dhakama e dos que gostam de servir o povo, sacrificar-se pelos outros, temos que lhe dar chabse, temos que votar nele nas proximas eleicoes. A guerra nao vai ajudar a niguem, porque fazer a guerra. O melhor e dar-lhe o poder. O homem nao e mao e um bom politicoe gosta do povo, quer nos dirigir para termos bem estar, comida para todos, pao ate fartar, eu apoio este filho das camadas sociais mis pobre verdadeiro representante dos pobres e dos que nada tem. temos que distribuir a riquesa igual para todos, essa coisa de haver alguns ricos e o resto pobre deve acabar. Sera que nao podemos ser todos ricos? penso que podemo e Dhakama tamnem sane. Avante vovo aavante

Anónimo disse...

este o anónimo, a cabeça não está no lugar,este tipo, conhece bem a renamo? Não chore caso entrar no Governo.

Anónimo disse...

Meu bem,o 1º anonimo tem a sua razao.A FRELIMO com mais de 35 anos no poder,ja demostrou a sua incapacidade em resolver os problemas basicos da maioria do povo.Falo da educação,saude,Agua e saneiamento,politicas claras de emprego, transporte, vias de acesso. com a descoberta de recursos minerais ficaram para trás as palavras de ordem revolução verde, Jatrofa,agenda 20/25, etc. Isto mostra que o pais esta no caos sem politicas claras de desenvolvimento.

Anónimo disse...

meus irmaos mocambicanos. penso que as revendicacoes do tio tem sua razao de ser.concordo com os que acham que o tio nao adoptou uma boa estrategia de pressao. Mas os nossos governantes devem comecar a reparar o pais e seu povo como seus parceiros e desejar o desenvolvimento de todos. 700 ou 300 ou cinco mil homens sao poucos mas sao muito so forem para fazer estragos. que governo evite criar condicoes para desturbios dirigindo o a pais como deve ser. se sao poucos homens, pork nao integra-los no exercito envez de se manter la com armas e poderem a qualquer momento assaltar e matar.