segunda-feira, julho 02, 2012

Fraude académica dita anulação das provas semestrais em Quelimane

A Direcção provincial de educação e cultura na Zambézia vai decidiu repetir as provas trimestrais da oitava e décima segunda classes, a partir de amanhã, na cidade de Quelimane e distrito de Nicoadala, na sequência da fraude académica verificada semana passada.


O director provincial-adjunto de educação, Faustino Faustino Lino, disse que feita a análise sobre a fraude académica da semana passada constatou-se que o problema não tinha se alastrado para além destes dois distritos.

Contudo, não foram anuladas as provas de Português e História, da décima classe, e Português e Filosofia para a décima segunda classe.

Faustino Lino sublinhou que todos os alunos deste subsistema de ensino terão informação esta segunda-feira com vista a sua preparação para terça-feira.

O sector de educação e cultura invalidou as provas na sexta-feira quando se apercebeu da circulação dos enunciados das provas, incluindo chaves de correcção no mercado informal.

Alguns alunos da décima classe da escola secundária geral de Quelimane acusaram os professores da venda das referidas provas no mercado informal.

O director provincial-adjunto de educação disse que a sua instituição está a investigar o canal que permitiu o roubo das provas que se espalharam por quase as duas escolas secundárias da cidade de Quelimane.

De acordo com a fonte, desta vez foi montado um circuito nas escolas que não vai permitir a fuga de informação nas escolas.

Fonte: Rádio Mocambique - 02.07.2012

Sem comentários: