sexta-feira, julho 13, 2012

França considera 'provável' uma intervenção militar no Mali

O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, disse nesta quinta-feira, 12, ser "provável" uma intervenção militar no Mali para acabar a instabilidade no país do oeste africano. Após um golpe de Estado, militantes da Al-Qaeda controlaram parte do território, causando caos no país.

"Num momento ou outro provavelmente haverá o uso da força", afirmou Fabius, informando que a intervenção seria liderada por nações africanas, mas teria o apoio de forças internacionais. Os governos regionais e ocidentais compararam a situação no Mali com a do Afeganistão.
No início do mês, o Conselho de Segurança da ONU afirmou não estar pronto para apoiar uma força de intervenção no Mali. A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, disse querer enviar 3 mil soldados ao local, mas um diplomata da ONU respondeu ser necessário haver mais detalhes sobre o plano de envio dos soldados e o objectivo da operação.
A milícia que teria ligação com a Al-Qaeda tomou o controle da cidade de Timbuktu em abril e já destruiu vários templos, afirmando que as construções vão contra as interpretações mais severas do Islão. A Unesco e o governo do Mali já pediram o fim da destruição.

Fonte: Rádio Moçambique – 13.07.2012

Sem comentários: