quinta-feira, julho 12, 2012

Novo embaixador americano em Moçambique

Douglas Griffiths substitui Leslie Row


A embaixadora norte-americana em Moçambique despediu-se Quinta-feira do Primeiro-ministro, Aires Ali, marcando o fim da sua missão diplomática no país.
Leslie Row, que representou a diplomacia americana em Moçambique nos últimos dois anos, deixou promessas de que o seu país vai continuar a apoiar o país, em quase todos os sectores sociais.
Row vai ser substituída por Douglas Griffiths que considera que a sua principal prioridade no Maputo será a de “trabalhar ao lado do povo moçambicano para continuar a fortalecer a democracia e boa governação” antes das próximas eleições.
Numa declaração feita ao Senado americano durante as audiências de confirmação da sua nova posição, Griffiths fez notar que apesar do Produto Interno Bruto de Moçambique ter “quadruplicado desde 1992… a maioria dos 23 milhões de moçambicanos vivem abaixo do nível da pobreza”.
A sua missão, disse ele, será a de apoiar políticas de crescimento económico para “fortalecer a criação de empregos e redução de pobreza”.
“Irei também agressivamente identificar e seguir todas as oportunidades para companhias americanas,” acrescentou o novo embaixador americano.
O embaixador Griffiths está no serviço diplomático desde 1988 e já serviu na cidade do Quebec (Canada), Lisboa (Portugal) e Maputo, Moçambique. Trabalhou também no desk da África do Sul durante a transição daquele país para a democracia.
Depois de se especializar em assuntos económicos e promoção comercial esteve nas missões americanas em Rabat, Genebra. Passou pelo Haiti e Equador.
O novo embaixador para Moçambique fala Português, Espanhol, Francês e tem um mestrado em Política Pública pela Escola Woodrow Wilson da Universidade de Princeton.

Fonte: VOA – 12.07.2012

Sem comentários: