terça-feira, julho 24, 2012

Machado da Graça sobre máquinas de ginástica à casa da Presidente da Assembleia da República


Por Machado da Graça

Como vai a vida? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Mas queria falar-te de uma nossa dirigente, a Presidente da nossa Assembleia da República.
A dra. Verónica Macamo é uma personagem de peso.
E não me estou a referir ao seu inegável peso político, que ela demonstra ao dirigir, com competência, delicadeza e um permanente sentido de humor, os trabalhos parlamentares.

Refiro-me, muito prosaicamente, ao seu peso físico, corporal.
Tal como uma quantidade enorme de outros representantes do povo naquela Casa, Verónica Macamo tem excesso de peso. E tem consciência disso e dos problemas que isso pode acarretar para a sua saúde.
Daí que decidiu tomar medidas para corrigir essa situação. O que me parece uma coisa excelente. Para isso achou que deveria fazer exercício, usando uma bicicleta de ginástica, tapetes de ginástica e uma máquina para fazer exercícios abdominais.
Já mais discutível parece-me a forma como procurou enfrentar a questão da aquisição desse equipamento.
Segundo o jornal Canal de Moçambique, Verónica Macamo terá dado instruções para que a Assembleia da República adquirisse os aparelhos, a partir do seu Orçamento, e os mandasse entregar em sua casa.
E logo aqui se levantam problemas: será que o equipamento de ginástica faz parte dos direitos inerentes ao seu cargo?
Não o creio. Há que olhar com atenção para o que diz o Regimento da AR. Mas só posso imaginar que, no caso de o Regimento prever o apoio em aparelhos de ginástica, a despesa iria ser enorme, porque deputados obesos devem ser uma maioria parlamentar muito maior do que aquela de que goza a bancada da FRELIMO. Até porque é uma maioria transversal, que abrange praticamente todas as bancadas.
Imagine-se que a AR decide oferecer máquinas de ginástica a cada um dos 250 deputados do nosso Parlamento, assim como fez, recentemente, com os 250 carros todo o terreno (4x4)!
Mas, voltando à nossa questão, tenho de entrar para um assunto daqueles que têm de se tocar com luvas. É o facto de se ter tentado esconder toda esta questão manipulando os papéis da administração do Parlamento. É o facto de o primeiro documento da Conta de Gerência da AR, de 22 de Março, incluir toda esta realidade da compra do equipamento e da sua entrega em casa de Verónica Macamo. Mas o mesmo já não acontece com a versão seguinte do tal documento, datada de 5 dias depois, em que a tal ginástica passa a ser feita pelo Secretariado Geral da AR.
O leitor vai perguntar se, ao menos, tudo isto se passa dentro do Orçamento de Funcionamento previsto para a Assembleia da República, em 2011.
Pois a resposta parece ser que não. O Orçamento, que o Parlamento tinha elaborado, teve de ser muitíssimo aumentado para cobrir as despesas par(a)lamentares do ano passado.
E, sem dúvida, no meio dessa medida de reajuste orçamental, algures, estão as máquinas de ginástica da dra. Verónica Macamo. Serão uma pequena parcela, mas estarão lá. Pagas por todos nós.
Só como comparação recordo-te que uma muito alta dirigente sueca foi forçada a demitir-se, há alguns anos, por ter comprado um chocolate com o seu cartão de crédito oficial.

Mas a Suécia é um país com o qual não queremos comparar-nos, é bem sabido.

Um abraço para ti,
 Machado da Graça

Correio da Manhã

Sem comentários: