terça-feira, julho 10, 2012

Moçambique terá a quarta maior reserva de gás natural do mundo

A prosperidade económica de Moçambique tem fortes ligações com a prosperidade energética alimentada pelas descobertas de gás e exploração de carvão mineral. Ausência de mão-de-obra qualificada e uma base fiscal limitada são os maiores obstáculos a ultrapassar, recomendam especialistas.
A estimativa é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), publicada na página electrónica do Banco Português de Investimentos, que relata as perspectivas da economia moçambicana com o tema “Moçambique - um novo lugar no xadrez internacional”.


Na publicação, citando observadores internacionais da área energética, a OCDE avança que “a extensão das reservas encontradas justifica a construção de uma unidade produtiva de grandes dimensões de gás liquefeito em Moçambique”. Assim, “se as actuais estimativas estiverem correctas, Moçambique terá a quarta maior reserva de gás natural do mundo, a seguir à Rússia, Irão e Qatar”.

Para a OCDE, “a descoberta de extensas reservas de gás natural, sobretudo desde 2011, tem constituído um dos principais desenvolvimentos recentes com potenciais implicações económicas de monta”.

A organização sustenta o seu optimismo no sucesso energético de Moçambique, com recursos a uma resenha das quantidades de gás descobertas nos últimos meses.

“Em setembro passado, a Anadarko (petrolífera norte-americana) anunciou descobertas no bloco Área 1, ascendendo a 623 biliões de metros cúbicos de gás”.

Moçambique está “estrategicamente bem posicionado” para vir a abastecer de matérias-primas os mais dinâmicos mercados emergentes, nomeadamente, Brasil, Índia e China, países de que se está a aproximar.

Considera ainda que “apesar de, até ao momento, terem tido impacto reduzido sobre a actividade económica, estas descobertas de gás podem alterar completamente os contornos de desenvolvimento económico, social e humano de Moçambique a médio/longo prazo.”

A prosperidade macroeconómica de Moçambique é consensual entre os analistas económicos internacionais. Recentemente, um relatório recente da Economist Intelligence Unit (EIU) coloca Moçambique entre os países com maior potencial em África.

Fonte: O País online - 10.07.2012

Sem comentários: