sábado, julho 21, 2012

O que nos falta para capitalizar quadros como Pacelli L. José Zitha?


Curriculum Vitae of Professor Doctor Pacelli L. J. Zitha, Chair of Oil and Gas Production Engineering.:



Em suma:

O Prof. Dr. Pacelli L. J. Zitha, nascido em Maputo em 1961, dirige actualmente a disciplina de Engenharia de Produção de Petróleo e Gás no Departamento de Geotecnologia da Universidade de Delft, Holanda. É assessor sénior da empresa petrolífera Shell. Estudou na Inglaterra. Em França, como estudante da Universidade Pierre et Marie Curie, obteve o mestrado em ciências e o doutoramento em Física de Matéria Condensada. É autor de mais de 65 artigos científicos e técnicos, tendo editado dois livros. Deu início e geriu diversos projectos internacionais de produção de petróleo e gás. Interessa-se presentemente por projectos de capacitação em países em desenvolvimento e pela promoção de sistemas sustentáveis de energia. No seu país é desprezado. (Redacção / Aunício da Silva)

3 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Sermos governados por pessoas com um minimo de visao e capacidade, o que parece nao ser o caso. Acham que concessionando todos os nossos recursos e cobrando 3% sobre as exportacoes, que no fundo nao passa de 0.1% de ganhos reais, o pais se vai desenvolver. Mas o problema nao reside apenas na area de governacao!! Ha' reparos que devem ser feitos para corrigir ou ao menos remediar os erros do passado! E' preciso dar-se um sentido de "closure" as inumeras familias que perderam os seus entes queridos, vitimas do totalitarismo marxista-leninista! As vidas dessas pessoas ja nao podem ser ressuscitadas! Mas chamar cada familia, explicar as razoes erradas pelas quais os seus entes foram detidos, como foram eliminados, se sabem ou nao sabem onde estao os seus restos mortais, e fundamentalmente, fazer-se um pedido formal de desculpas e eventualmente ressarcir os seus descendentes, nao me parece uma missao so' exequivel noutra galaxia! Mas os visados nem sequer reconhecem a maldade e ate se vangloriam das suas accoes passadas! E isso, parece que nos remete irremediavelmente ao titulo da recente entrevista do advogado angolano David Mendes.

Jonathan McCharty disse...

Brada, tens que checar o teu link ao CV do Dr. Pacelli Zitha. Apresenta um erro.

Reflectindo disse...

Obrigado pelo reparo, Jonathan! Estou a ter problemas para linkar este CV agora optei por copiar todo o endereco e emprestar o resumo do Aunício.

De facto, a minha questão é essa. Num momento que se sabe que precisamos do "Know how" na área de recursos minerais, não há ginástica para resgatar os filhos da terra. Antes pelo contrário, nota-se que a ginástica é para o sentido contrário, tendo em conta o que muitos discutem na questão de nacionalidade. Portanto, há mentes que não discutem pedido de desculpas aos seus vítimas, mas porem-lhes muito longe de Mocambique.
Assim, os outros vão expplorar os nossos recursos a "mahala".