sábado, julho 21, 2012

Vale interessada em outros minerais em Nampula, Cabo Delgado e Niassa

A Vale Moçambique, que já extrai o carvão mineral na província de Tete, está neste momento a efectuar prospecção e pesquisa de outros recursos minerais, como o fosfato e níquel, nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.


Este facto foi tornado público pelo director de projectos desta mineradora em África, Ásia e Austrália, Ricardo Saad, quando apresentava as actividades de extracção do carvão mineral, ao vice-presidente da República Federal do Brasil, Michel Temer, que visitou a mina desta empresa brasileira.

Naquelas três regiões do norte do país, a Vale Moçambique também está a pesquisar o carvão mineral, de acordo ainda com Saad, o qual explicou que este trabalho está inserido no âmbito da expansão das suas actividades viradas para a extracção dos recursos minerais em Moçambique.

Actualmente, uma equipa especializada em geologia está no terreno a efectuar a pesquisa e o levantamento das reais quantidades daqueles recursos minerais. Saad disse ser prematuro divulgar os resultados da pesquisa, mas garantiu que o futuro do projecto é bastante promissor.

Na sua óptica, concretizado o projecto, constituirá um grande passo para aquela multinacional, visto que a expansão das actividades minerais não só se centrarão no carvão mineral, mas também de outros minérios, como o fosfato e níquel.

“Ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico, porque as pesquisas são muito preliminares e a mineração tem muito trabalho, ou fases de pesquisa. Só a título de exemplo, aqui em Moatize, nós começamos a trabalhar em 2004 e só em 2011 é que começamos a operar” — sublinhou.

O vice-Presidente da República Federativa do Brasil disse na ocasião que este esforço mostra que a Vale Moçambique está comprometida não só com o seu crescimento, como também do desenvolvimento de Moçambique, que verá a sua economia a subir, bem assim o melhoramento das condições de vida dos nacionais, que passam a ter o emprego tanto nesta firma como também noutras empresas interligadas.

“Esta empresa está a contribuir para a geração de emprego para milhares de moçambicanos, visto que as suas actividades de mineração permitem o funcionamento de tantas outras de prestação de vários serviços. Por isso, o número de postos de trabalho aumenta” — frisou Michel Temer.

Fonte: Rádio Mocambique - 21.07.2012

Sem comentários: