quinta-feira, julho 12, 2012

Nobel da Economia alerta para problemas associados a

Maputo - Moçambique deve estar "consciente dos problemas" que outros países tiveram após a descoberta de recursos naturais, para tirar vantagens dessa riqueza, alertou hoje (quinta-feira) o Nobel de Economia, Joseph Stiglitz.
"Se tiverem consciência dos perigos de usar mal o dinheiro dos recursos naturais, vão geri-lo melhor. Há que manter a transparência e assegurar uma forte base democrática, disse à Lusa o economista norte-americano.


Enfatizando uma ideia que defendeu numa palestra intitulada "O Boom dos Recursos Naturais em Moçambique: Como Evitar a Maldição dos Recursos", o economista disse à Lusa que Moçambique deve estar "consciente dos problemas que outros países tiveram após a descoberta de recursos naturais".

Segundo Joseph Stiglitz, em muitos casos a descoberta de recurso naturais resultou em "ausência de crescimento sustentável e altos níveis de desigualdade social e falta de crescimento de emprego".

"Moçambique deve aproveitar as vantagens dos recursos naturais, criando emprego e principalmente promovendo a diversificação da economia, usando os recursos para a educação e infra - estruturas", disse o Nobel da economia.

Para o antigo vice-presidente do Banco Mundial, o Estado moçambicano deve assegurar que o crescimento económico não se baseie apenas nos recursos naturais, mas "num crescimento económico de base alargada".

"Não é linear, não é fácil, mas há países que conseguiram, temos que ser persistentes, algumas coisas serão mais rápidas que outras, mas temos que ter a esperança no sucesso", reconheceu.

Fonte: Angolapress – 12.07.2012

Sem comentários: