sexta-feira, julho 20, 2012

Membro da Assembleia Municipal da Beira condenada por abuso do poder

A 4ª secção do Tribunal Judicial da cidade da Beira condenou, em sentença lida na quarta-feira, Ilda Muchangage, membro da Assembleia Municipal da Beira (AMB) pela bancada da Frelimo, a quatro anos de pena suspensa, em conexão com a emissão de declarações a favor de pessoas singulares em nome do órgão deliberativo.

Segundo o jornal Diário de Moçambique (DM), Muchangage foi condenada em conexão com o facto de ter emitido declarações, em nome da AMB, a favor de indivíduos singulares, estranhos a este órgão, com vista à obtenção de empréstimos junto da Sociedade de Crédito de Moçambique (SOCREMO).
O DM escreve ainda que tais declarações foram emitidas quando era secretária da mesa da Assembleia Municipal, função que veio a abandonar por decisão do partido Frelimo, mas sem conhecimento público de problemas no seu desempenho.
A ora condenada foi denunciada no Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, que funciona na Procuradoria Provincial da República em Sofala, suspeitando-se que estivesse a receber compensações por prestar favores a pessoas que não eram membros do órgão deliberativo municipal.
O caso deu entrada na 4ª secção do Tribunal Judicial da cidade da Beira, que condenou a ré, na sequência da denúncia no Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.
O jornal Diário de Moçambique diz também que antes do caso chegar às mãos da justiça, a bancada da Frelimo ao apercebeu-se do caso, tomou a decisão de destituir a Ilda Muchangage do cargo de secretária da mesa da AMB.
Actualmente, Ilda Muchangage é presidente da Comissão de Sugestões, Queixas, Reclamações e Petições da Assembleia Municipal da Beira. Ela cumpre o seu segundo mandato naquele órgão deliberativo municipal.

Fonte: Rádio Mocambique – 20.07.2012

Sem comentários: