sábado, julho 14, 2012

Porquê a Expressão “Combate à Pobreza Absoluta” deve ser banida da circulação!

Nota: este artigo de autoria de Jonathan McCharty, foi publicado a 18 de Maio de 2008, portanto, há quatro anos. Republico-o hoje a propósito do novo discurso da senhora Graca Machel no qual defende que   “É mais mobilizador lutar pelo desenvolvimento do que contra a pobreza”aqui. 

Por Jonathan McCharty

Porquê a Expressão “Combate à Pobreza Absoluta” deve ser banida da circulação!



“Combater a pobreza absoluta” é uma expressão que não incentiva, a quem quer que seja, a trabalhar! O facto é que, todas as acções minúsculas (microscópicas mesmo) possiveis e imagináveis se enquadram nos grandes feitos dessa “batalha”. Portanto, se eu oferecer uns berlindes aos meninos da rua, estou a combater a pobreza absoluta! Se no dia de alguma cerimónia religiosa fritar umas "badjias" e oferecer aos miúdos de um infantário qualquer, estou a combater a pobreza absoluta! Posso estender toda esta página a deliciar-vos com mais exemplos (ridiculos)!
Como que a corroborar o que acabei de dizer, procurem seguir os serviços noticiosos e os media em geral, para comprovarem a cobertura massiva que é dispensada a essas acções minúsculas! Quem é que se vai sentir motivado a trabalhar, se o simples “movimento do seu polegar” já o qualifica a “grande combatente da pobreza absoluta”? Ler mais

Sem comentários: