terça-feira, julho 17, 2012

Nampula exporta primeiro ferro para a China

A primeira exportação de minério de ferro produzido no distrito de Lalaua, província de Nampula, terá lugar até ao final do ano, tendo como destino a China, com o primeiro lote a ser constituído por cerca de 28 mil toneladas de magnetite de ferro.


A concretizar-se, a exportação marcará a entrada de Moçambique no mercado mundial do minério de ferro, um produto com aplicação na indústria siderúrgica.

Rui Pinto, gestor da Damodar Ferro Limitada, empresa de capitais indianos, disse que aquela firma está actualmente empenhada no escoamento da produção, estimada em 23 mil toneladas daquele produto.

De acordo com a fonte, cerca de 20 mil toneladas de minério de ferro encontram-se na zona mineira de Namarrepo 2, enquanto outras três mil toneladas estão acondicionadas na estação ferroviária de Iapala, distrito de Ribáuè, onde funciona a logística do empreendimento.

Os volumes do minério armazenado na mina e no estaleiro de Iapala crescem continuamente, pois a produção não tem registado interrupções. A capacidade instalada é de 75 toneladas por hora. Entretanto, a exiguidade de equipamentos ferroviários, nomeadamente locomotivas e vagões apropriados para o transporte de magnetite no Corredor de Desenvolvimento do Norte está a comprometer o cumprimento das metas de escoamento da produção para o Porto de Nacala a partir da estação ferroviária de Iapala.

A firma que explora as minas de Lalaua equacionou a montagem de uma indústria local de processamento, ideia, entretanto, posta de lado devido às limitações dos jazigos.

Outros dados referem que a Damodar Ferro Limitada vai submeter nos próximos dias junto do Ministério dos Recursos Minerais a documentação necessária para obtenção de autorização visando a realização de pesquisas nos distritos de Memba e Alto Molócue nas províncias de Nampula e Zambézia, onde há indícios de ocorrência de reservas de minério de ferro.

A ministra do pelouro, Esperança Bias, que visitou o empreendimento semana passada, sossegou à Damodar Ferro Limitada que se a documentação entrar no seu gabinete terá o devido encaminhamento, pois a prioridade é explorar os recursos naturais existentes, mas de forma sustentável.

Fonte: Rádio Moçambique – 17.07.2012

Sem comentários: