terça-feira, abril 10, 2012

Oposição mostra-se céptica sobre gestão moçambicana de Cahora Bassa

Maputo - A Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), principais partidos da oposição, manifestaram-se hoje (segunda-feira) cépticos sobre a futura gestão da Hidroeléctrica da Cahora Bassa (HCB) pelo Estado moçambicano, acusando o governo de "sonegar" informação sobre o empreendimento.


Em declarações à Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, disse que o seu partido tem "muitas dúvidas" que o Estado moçambicano faça uma gestão "que beneficie todos os moçambicanos", quando Portugal vender os 15 porcento que ainda detém na barragem.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, iniciou hoje (segunda-feira) uma visita de dois dias a Moçambique para assinar com o Presidente moçambicano os termos da alienação, pelo Estado português, dos 15% do capital social da HCB, metade dos quais a favor do Estado moçambicano.

"A prática moçambicana tem-nos demonstrado que não há uma gestão transparente do bem público", disse Fernando Mazanga sobre a venda de metade dos 15 por cento por Portugal a Moçambique.

"Talvez ainda com presença de Portugal (no conselho de administração) houvesse receio de delapidação", mas, após a transferência da totalidade das acções da HCB de Portugal para Moçambique "temos muitas dúvidas da boa gestão da HCB" no futuro, disse Fernando Mazanga.
Também o porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique, a terceira força política no país, José Manuel de Sousa, manifestou "algumas reservas" em relação à gestão da HCB.

"Temos algumas dúvidas até hoje de como é gerida a HCB", aliás, "a gestão deixa muito a desejar. As informações sobre o empreendimento são escassas", disse à Lusa José Manuel de Sousa.  

Fonte: Angola press - 10.04.2012

Sem comentários: