Na Alemanha, um moçambicano consegue fazer a diferença na vida de muitos imigrantes e exilados políticos. Adelino Massuvira João ajuda todos os que têm dificuldades para se integrarem naquele país.
Adelino Massuvira emigrou nos anos de 1980 à procura de novas oportunidades. quando chegou, passou por inúmeras dificuldades e não teve quem o ajudasse. Hoje, o moçambicano usa a sua experiência de vida para ajudar outros na instalação e integração.
Segundo a “Deutsche Welle”, Adelino Massuvira é conselheiro para os imigrantes, ligado às igrejas evangélicas da região do Henneberger Land, no sul da Turíngia. Todos os dias, ele recebe a visita de imigrantes e exilados em busca de apoio. Massuvira fornece, por exemplo, informações para quem precisa legalizar a situação na Alemanha.
Mussuvira procura mostrar todos os caminhos possíveis a seguir pelos imigrantes, como, por exemplo, onde fica a polícia de imigração, como se emite o pedido de asilo político, explica como deve submeter documentos e pedidos a fim de resolver as suas situações económica, de alimentação e de serviços jurídicos, que fazem muita falta para muitos imigrantes que nem sequer falam alemão.
Fonte: O País - 19.04.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário