terça-feira, abril 10, 2012

Cerca de Dez porcento estão infectados pelo HIV/Sida em escolas do Burundi

Bujumbura - A seroprevalência do HIV/Sida em escolas do Burundi ronda os 10 porcento, revela um recente inquérito da Organização das Nações Unidas para as Ciências, Educação e Cultura (UNESCO) efetuado em 10 das 17 províncias do daquele.

Duma amostra de mil e 388 alunos despistados voluntariamente, 9,8 porcento são portadores do vírus da sida, de acordo com o documento.
Uma outra amostra de 629 professores e agentes administrativos das mesmas escolas mostrou que 5,1 porcento dos submetidos à despistagem volutária eram igualmente portadores da sida.
O inquérito indica que o assédio e a violação sexuais, a prostituição, o namoro ou ainda o consumo excessivo de álcool e de drogas estão na base desta taxa elevada de contaminação com a pandemia do HIV/Sida.
O impacto negativo da doença nas escolas traduz-se por uma taxa elevada de absentismo escolar e um fraco índice de aproveitamento dos alunos e dos professores, indica o estudo da UNESCO.
O inquérito recomenda finalmente mais esforços na promoção da despistagem voluntária do HIV/Sida no setor da educação.
Perspetiva-se no mesmo contexto uma nova estratégia de comunicação com o objetivo de combater as infeções com o HIV/Sida nas escolas.

Fonte: Angola Press  - 10.04.2012

Sem comentários: