terça-feira, abril 10, 2012

POPULAÇÃO INSATISFEITA COM OPERADOR TURÍSTICO

No distrito de Memba

A população da localidade 7 de Abril, no posto administrativo sede, do distrito de Memba, está em pé de guerra com os gestores do “Nuarro Lodge”, um imponente complexo turístico servido de uma pista de aterragem para chegada e partida dos turistas ao local. O incumprimento das promessas concernentes ao beneficio social, melhoramento das vias de acesso, transmissão de tecnologias para construção de casas de baixo custo são os pontos que dividem o operador turístico e a população.

Segundo dados disponíveis, gestores e trabalhadores do complexo turístico em referência localizado na zona de Nanatha, envolveram-se em confrontos físicos com alguns elementos da população local, que resultaram em feridos graves e ligeiros, o que forçou a intervenção dos agentes das forças da lei e ordem posicionadas naquele ponto que, depois de acarrear as partes em contenda, foi aberto um processo que, neste momento, segue os trâmites para posterior julgamento por parte das autoridades judiciais para onde foi encaminhado.

Contactada pela nossa reportagem, a administradora do distrito de Memba Felisbela Lazaro, confirmou a ocorrência, acrescentando que as escaramuças resultaram do facto dos gestores da “Nuarro Lodge” terem-se insurgido contra as comunidades, alegando que os pequeno geradores que usam para a produção de energia eléctrica para alimentar as suas residências assim como equipamentos para projecção de vídeo nos clubes afins provocam poluição sonora que incomoda os clientes que frequentam aquele complexo.
O governo de Memba está igualmente insatisfeito com o operador turístico de Nanatha porque não está a cumprir as suas obrigações no concernente as acções de responsabilidade social cuja implementação acordamos e inclusive rubricamos um memorando sobre a matéria - lamentou a governante, explicando que os gestores da “Nuarro Lodge” comprometeram-se em promover acções de treinamento a favor das comunidades locais para a produção de materiais de construção de habitações de baixo custo, os mesmos que usaram para a edificação do seu complexo, sobretudo o capim depois de devidamente processado, mas que o assunto não passou de letra morta.
As comunidades do distrito de Memba em geral e em particular da localidade de 7 de Abril debatem-se com dificuldades para a construção de habitações duráveis. Este facto concorre para a queda precoce das mesmas, sobretudo porque infiltram aguas pluviais para o interior em face do fraco domínio de técnicas modernas de processamento do capim usado na cobertura, segundo explicou a governante.
Outro motivo da que leva a comunidade de Nanatha a digladiar-se sistematicamente com os trabalhadores do complexo turístico local está relacionado com o facto de, na praia reservada aos turistas, procederem à recolha de corais para a prática de pesca, o que desagrada os gestores do complexo. O governo já instou o gestor do complexo no sentido de proteger a área com corais com recurso a bóias, mas não tem cumprido com a decisão - ajuntou a governante.
Refira-se, por outro lado, que a rodovia que permite o acesso ao complexo, a partir da sede da localidade 7 de Abril, não beneficia de melhoramento há cerca de quatro anos, facto que concorre para a sua intransitabilidade em razão do seu estado deplorável de conservação. As comunidades locais protestam a atitude dos gestores do “Nuarro Lodge” e exigem o cumprimento da sua promessa feita numa consulta comunitária que antecedeu a construção do complexo e que, injustificadamente, não está a conhecer avanços.
WAMPHULA FAX - 11.04.2012
Conheça em

Sem comentários: