quinta-feira, abril 26, 2012

Ministra do Trabalho quer criar uma agência de recrutamento juvenil

Embora diga que a criação da agência seja “um dado adquirido”, Helena Taipo não avança os prazos para a consumação, efectiva, da ideia.
O governo vai criar uma agência de recrutamento de jovens para trabalharem nas empresas de exploração mineira que operam no território nacional, tal como acontece para a contratação da mão-de-obra para as minas da África do Sul, revelou ontem a ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo.
A ministra do Trabalho falava ontem no encontro que manteve com os jovens empreendedores da cidade de Maputo.
Taipo não revelou a data em que se vai criar esta agência de recrutamento de jovens para trabalharem nas empresas de exploração mineira no país, mas garantiu ser um dado adquirido, porque “é um dever do governo criar formas eficazes de empregar os jovens deste país, porque a riqueza também lhes pertence”.
A ministra do Trabalho explicou que essa agência não vai olhar para a experiência profissional no período de contratação, tal como acontece com o recrutamento da mão-de-obra para as minas da África do Sul, que é feita através da Teba.

Fonte: O País online - 26.04.2012

ReflectindoMais uma instituicão pública? Essa agência vai funcionar em todas as províncias? Que implicacões financeiras ao Estado terá essa agência? Porquê esse trabalho não se faz pelas direccões distritais ou provinciais do trabalho? Por acaso as empresas de exploracão mineira em Mocambique enfrentam problemas no recrutamento da mão-de-obra?
Não estou me opôr a ideia, mas preciso de saber muita coisa. Acho existir diferenca entre recrutar mão-de-obra para fora do país e fazê-lo internamente. No caso interno, o Ministério do Trabalho podia ajudar aos desempregados sobretudo na informacão sobre as oportunidades e a sua localizacão ou mesmo aos empregadores.

4 comentários:

hey disse...

Ela deveria aproveitar a ocasiao para estinguir as direcoes de trabalho porque na pratica nao existem. Ou seja, quem ja conseguiu trabalho por meio das direcoes do trabalho?

Reflectindo disse...

Heyden, ainda bem que falas das direccões do trabalho que já existem. Com estas poucas perguntas que também coloquei no facebook, há quem me chamou logo de descontente, embora o indívíduo não tenha falhado porque sou abertamente descontente com a desgovernacão.

Portanto, se as direccões do trabalho espalhadas em todos os distritos não ajudam a ninguém, porquê querem criar agências de recrutamento para as empresas mineiras, um trabalho que pode ser feito directamente pelas empresas? Empregar pessoas que não vão fazer nada quando os ganhos deviam ir para a educacão, saúde, infrastruturas?

amimo-moz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amimo-moz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.