quinta-feira, abril 12, 2012

Não se lubrifica um motor com óleo queimado

O ponto é que não é possível o diabo combater o inferno. É lá que ele se sente bem, vive bem, vive com gosto, vive com proveito. Se algum dia o Diabo combatesse o Inferno estaria a combater-se a si mesmo. É impossível poderem convencer-nos a acreditar em conversa fiada. Da mesma forma é impossível haver luta contra corrupção feita por instituições que têm no seu seio os protagonistas dessa mesma corrupção. Juiz em causa própria a sentença é seguramente a absolvição. Logo: não há justiça! Haraquiri? Quem pode acreditar nisso?... O relatório da USAID, de facto pode ser considerado uma espécie de Pilatos porque limita-se a levantar os problemas e apontar as suas causas. Todavia compete aos próprios moçambicanos acordarem da aparente letargia e começarem a derrubar eles próprios as causas da corrupção, não se deixando embalar com as famosas instituições anti-corrupção que pecam por serem autênticos roedores da renda nacional e não só. Como se refere e fica claro no relatório, tais “insuspeitas” instituições são autênticos sacos contendo o código genético do que se pretende combater. Têm ajudado antes a reproduzir a corrupção em vez de a combaterem. Tão só é preciso assumirmos que não se lubrifica um motor com óleo queimado!
Por João Chamusse Canalmoz (2006-6-18)

Nota: O título e o extracto acima é de autoria de João Chamusse, num artigo que se publicou no Canal de Moçambique, em Junho de 2006, comentando sobre o relatório da USAID em relação à corrupção em Moçambique. Já passaram mais de três anos desde que Chamusse fez aquele comentário o que é um tempo suficiente para avaliarmos se o autor tinha ou não razão. Também já tivemos muita oportunidade de conhecer o nível da expansão da corrupção e não menos de aceitação deste mal para além do discurso. Possivelmente, saibamos do que constitui maior barreira no combate do vírus corrupção, o nível dos verdadeiros valores morais e éticos dos muitos muitos compatriota em relação à corrupção.

4 comentários:

Nkutumula disse...

Eu ainda tenho a esperança de um dia poder ver a corrupção tornar-se coisa de passado sepulto e irressuscitável.

A luta continua, venceremos a corrupção.

Reflectindo disse...

Mas há poderemos vencer? Com corruptos? Estamos ética e moralmente preparados para o combate à corrupção? O que nos faz crer que estamos ou não estamos para esta batalha?

A corrupção existe em todas as sociedades, mas o seu combate depende em grande parte dos valores éticos e morais de cada sociedade.

Abraco

Anónimo disse...

I couldn't resist commenting. Very well written!
Feel free to surf my page ... piano lessons

Anónimo disse...

I'll immediately take hold of your rss as I can't
find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
Do you've any? Please permit me recognise in order that I may subscribe. Thanks.
Also see my web page > getting rid of acne at home