segunda-feira, abril 09, 2012

Joyce Banda inicia purga


Alguns ministros que se opuseram à investidura da Vice-Presidente Joyce Banda como Presidente da República, na sequência da morte de Bingu wa Mutharika, poderão ser processados pelo crime de traição.joycebanda
Trata-se dos ministros da Informação e Educação Cívica, Patrícia Kaliati, dos Desportos Simon Vuya Kaunda, da Saúde Jean Kalilani, e do vice-ministro na presidência, Nicholas Daussi, entre outros oficiais séniores do partido governamental que poderão ser levados a barra do tribunal por se terem oposto a investidura da Joyce Banda, como Presidente da República, em substituição de Bingu wa Mutharika.
A Constituição malawiana estabelece que em caso da morte ou incapacidade do Presidente da República, o Vice-Presidente deverá automaticamente tomar o poder, mas alguns ministros tentaram abertamente violar a Lei Fundamental, alegando que Joyce Banda não é elegível para substituir o malogrado Presidente Bingu wa Mutharika porque ela foi expulsa do partido governamental, para além de ter fundado o Partido Popular.
A intenção dos ministros que pretendiam a todo o custo subverter a Constituição, era proclamar Peter Mutharika, como novo Presidente do Malawi, em substituição do falecido irmão Bingu wa Mutharika, uma conspiração que acabou fracassando.
Na última sexta-feira, a noite a ministra Patricia Kaliati, e acompanhada por outros membros do governo alegou que Joyce Banda não vai e nem deve tomar o poder porque não pertence ao partido governamental, numa tentativa para inviabilizar uma transição pacífica no Malawi.
Entretanto, Patrícia Kaliati disse este domingo que foi traída pelos colegas do executivo, alegando que a conspiração contra Joyce Banda foi decidida pelo governo como um todo, e não si sozinha.
Fracassada a tentativa de subverter a Constituição, Joyce Banda acabou sendo formalmente empossada no último sábado como Presidente do Malawi, em substituição de Bingu wa Mutharika.
Ela vai dirigir o Malawi até a realização das próximas eleições em 2014.
No entanto, já se sabe que Joyce Banda planea dissolver o governo, depois do luto nacional de dez dias, contados a partir do último sábado.
Dizem as mesmas fontes, que a Presidente Joyce Banda vai apostar num governo com poucos ministros, tendo em conta a situação económica do país.
Banda pretende também restaurar a confiança com os doadores internacionais que cortaram a ajuda ao país, devido a alegada má-governação de Bingu wa Mutharika.
Até agora ainda não se sabe quando é que terá lugar o funeral de Bingu wa Mutharika, que perdeu a vida na última quinta-feira, vítima de paragem cardíaca.
Por Faustino Igreja, em Blantyre

Fonte: Radio Mocambique - 09.04.2012

Sem comentários: